Cristiano Krug

Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar
Compartilhar

Cristiano Krug

(KRUG, C.)
Nascimento: 17/10/1974
Data de Posse: 01/01/2008

Graduação em Química (1999), mestrado em Física (2000) e doutorado em Física (2003) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Seus pós-doutorados na Universidade do Estado da Carolina do Norte e SEMATECH Inc.

É professor adjunto na UFRGS. Tem experiência na área de Física, com ênfase em materiais dielétricos e propriedades dielétricas, atuando principalmente nos seguintes temas: filmes finos para dispositivos em nanoescala, dielétricos alternativos ao óxido de silício e técnicas de análise com feixes de íons.

Em 2002 teve a Melhor Dissertação de Mestrado em Física no MERCOSUL Ampliado, UNESCO/ORCYT. Recebeu o Troféu Liberato 40 Anos pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

[:en]Cristiano Krug nasceu em Estrela, RS, em 1974, filho de Lauro Krug e de Rosemarie Krug. Em 1990 ingressou no Curso Técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, RS. Destacou-se na Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola e, em 1995, conquistou o primeiro lugar em Química na 46th International Science and Engineering Fair, no Canadá. Nesse ano ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou em iniciação científica sob orientação de Valter Stefani (síntese orgânica), João Henrique Zimnoch dos Santos (catálise heterogênea) e Fernanda Stedile (caracterização de materiais com feixes de íons). Em 1998 realizou estágio com Pedro Tavares (física de aceleradores) no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. Em 1999 recebeu o Prêmio Union Carbide de Incentivo à Química com seu trabalho de graduação na área de catálise e teve a colação de grau como Bacharel em Química antecipada por excelência acadêmica. Em 2000 tornou-se Mestre em Física sob orientação de Fernanda Stedile com um trabalho que dois anos depois receberia da UNESCO-ORCYT o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado em Física no MERCOSUL Ampliado. Nessa época passou a orientando formal de Israel Baumvol (filmes finos dielétricos) e, ainda em 2000, realizou estágio no T. J. Watson Research Center da IBM sob supervisão de Evgeni Gusev na área de materiais para dispositivos eletrônicos. Em 2003 recebeu “A com louvor” por “Filmes finos dielétricos para dispositivos microeletrônicos avançados,” que também lhe rendeu o Prêmio Sociedade Brasileira de Física de Melhor Tese de Doutoramento 2004. Por dois anos realizou pós-doutorado com Gerald Lucovsky na North Carolina State University, onde trabalhou com microfabricação e passivação eletrônica de silício, carbeto de silício e nitreto de gálio. Em 2005 transferiu-se para a SEMATECH, Inc., onde trabalhou sob a supervisão de Paul Kirsch em microeletrônica avançada com silício e passivação de germânio. Em 2006 retornou ao Brasil como professor convidado da Universidade de Caxias do Sul, RS, onde passou a estudar óxidos nanoestruturados como revestimentos protetores. Em 2007 tornou-se professor adjunto do Departamento de Física da UFRGS, onde vem dando andamento a seus trabalhos em transporte atômico, passivação de semicondutores e materiais nanoestruturados. Orienta dois estudantes de iniciação científica e co-orienta uma estudante de doutorado. Tem cerca de 50 trabalhos publicados (fator h = 9), incluindo um capítulo de enciclopédia. Participou da Rede Nacional de Pesquisa em Materiais Nanoestruturados e é membro do Instituto do Milênio de Tecnologias de Micro e Nanoeletrônica para Sistemas Integrados Inteligentes (NAMITEC) e da Rede Nacional de Pesquisa em Revestimentos Nanoestruturados.