pt_BR
Ciências Físicas | MEMBRO TITULAR

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho

(DE CARVALHO, C. A. A.)

13/10/1951
Brasileira
15/03/1993

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho nasceu no Rio de Janeiro, onde cursou a maior parte de seus estudos pré-universitários. Em 1970, iniciou o curso de Física na PUC/RJ. Em 1974, ingressou na Pós-Graduação em Física, com bolsa da CAPES. Concluiu o Mestrado na PUC/RJ, em 1976, com a tese “Fenômenos Tricríticos na Mistura He3-He4“. Nela, calculava os expoentes críticos associados a transições de fase da mistura, usando o Grupo de Renormalização. No mesmo ano, também com bolsa da CAPES, seguiu para a Princeton University. Lá viria a obter o título de Ph.D. em Física, em 1980, com a tese “Instantons and Fermion Densities”. Tratava-se de um estudo sobre métodos semiclássicos aplicados a teorias de interação entre férmions e campos de calibre. O objetivo último era aplicá-los à Cromodinâmica Quântica, a teoria das interações fortes.
Terminado o Doutoramento, foi contratado pelo CERN, em Genebra, como Pesquisador-Associado, em 1980. No ano seguinte foi contratado como Pesquisador-Associado pelo CNRS francês, indo trablhar na Universidade de Paris XI, em Orsay. Durante os dois anos na Europa, aprendeu a utilizar técnicas numéricas de cálculo em Teorias de Campos, que se valiam do, assim chamado, método de Monte Carlo. Regressou ao Brasil em outubro de 1982, após concluir um trabalho, em colaboração com Sérgio Caracciolo e Jürg Fröhlich, sobre a trivialidade de certas teorias escalares. Este trabalho tornou-se muito conhecido na literatura.
Retornou para o Departamento de Física da PUC/RJ. Lá desenvolveu uma linha de pesquisa que buscava compreender a Mecânica Estatística das Teorias de Campos e, ao mesmo tempo, aplicar métodos daquelas teorias a problemas de Mecânica Estatística como, por exemplo, ao estudo da condutividade de polímeros lineares. Foi Coordenador de Pós-Graduação em 1985 e Diretor do Departamento de 1986 a 1988.
Contemplado com um ano sabático em 1989, voltou a Princeton como Professor Visitante, onde deu cursos e retomou a investigação em Cromodinâmica Quântica. Retornou ao Brasil em 1990, dedicando-se ao estudo do Efeito Hall Quântico, outro exemplo de aplicação de métodos de Teorias de Campos na Mecânica Estatística. Em 1992, tornou-se Decano do Centro Técnico-Científico da PUC/RJ. No final de 1993, deixou a Universidade.
Aprovado em concurso público, tornou-se, em 1994, Professor Titular do Instituto de Física da UFRJ, cargo que exerce até hoje. É, também desde 1994, Diretor do Centro Latino-Americano de Física e, desde 1988, Pesquisador Associado ao ICTP, de Trieste. Atualmente, se dedica ao estudo de metaestabilidade em Teorias de Campos e Mecânica Estatísitca, linha de pesquisa iniciada em colaboração com a Universidade de Pittsburgh.