pt_BR
Ciências Químicas | MEMBRO TITULAR | Ex-Afiliado

Adriano Defini Andricopulo

(ANDRICOPULO, A. D.)

07/11/1971
Brasileira
01/01/2022

Graduação em Química Industrial (1993) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Química (1996) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado em Química Orgânica também pela UFSC. Fez estágio de pós-doutorado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos e praticou livre-docência (2009) na Universidade de São Paulo.

Professor titular da Universidade de São Paulo, secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) São Paulo/Subárea III) e membro titular do Comitê Gestor do Fundo de Biotecnologia (CT-BIOTEC) do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Membro titular e diretor executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). Seus principais interesses de pesquisa se concentram em química medicinal, planejamento e desenvolvimento de fármacos e medicamentos de origem natural e sintética para o tratamento de doenças tropicais negligenciadas e câncer. Aborda assuntos como Descoberta de Fármacos Baseada na Estrutura do Receptor e do Ligante para a Leishmaniose e a Doença de Chagas a partir de Produtos Naturais Bioativos; Identificação e Planejamento de Inibidores da Enzima Cruzaína de Trypanosoma cruzi Candidatos a Fármacos Para o Tratamento da Doença de Chagas e Estratégias Integradas em Química Medicinal no Planejamento de Novas Moléculas Bioativas Candidatas a Fármacos

Em 2021 se tornou Membro Full da Sociedade de Honra de Pesquisa Científica (Sigma Xi – The Scientific Research Honor Society) e em 2020 foi nomeado membro da União Internacional de Química Pura e Aplicada (International Union of Pure and Applied Chemistry, IUPAC).