Graduação em Bacharelado (1996) e Licenciatura (2000) em Física ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado e doutorado em Física e Estágio de pós-doutorado (2006) todos pela UNICAMP.
Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Suas pesquisas incluem assuntos como Pinças Ópticas Para Manipulação e Medições em Sistemas Biológicos, Preparação e Aplicação de Quantum Dots e outras Nanoestruturas em Ciências da Vida e Efeito Fotodinâmico em Sistemas Biológicos.
Em 2019 ficou em 1º Lugar na modalidade oral pelo trabalho: Pontos Quânticos Conjugados Ao Anti-Igg Para O Estudo Da Distribuição De Antígenos Eritrócitários RhD, I Colóquio Regional em Morfotecnologia da UFPE – SigProj. Em 2008 recebeu o prêmio Para Mulheres na Ciência concedido pela L’Oréal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências.
[:en]Adriana Fontes nasceu em Jaú – SP, é filha de Leonides Gandini Fontes e Dailson Fontes, possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996) , graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000) , mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2004) sob orientação do Professor Carlos Lenz Cesar. Possui pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2006) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, Revisor de periódico da Optics Express e Revisor de periódico da Optics Letters. Tem experiência na área de Física , com ênfase em Biofotônica. Atuando principalmente nos seguintes temas: células, espectroscopia, luminescência, quantum dots, pinças ópticas e ressonâncias.