As articulações para a composição de uma cooperação Brasil-China por meio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Chinesa de Ciências (CAS) tiveram início em 2017. A oficialização ocorreu em 2018, ano em que a ABC foi nomeada membro fundador de aliança científica internacional na China. O coordenador geral do programa Brasil-China é o Acadêmico Wanderley de Souza.

Em abril de 2019, foi realizado em Pequim um workshop sobre ciência e tecnologias espaciais, e em setembro, no Rio de Janeiro, a ABC recebeu o vice-ministro de ciência e tecnologia da China e promoveu uma reunião de trabalho dos coordenadores temáticos da parceria. Em novembro do mesmo ano, representantes da ABC estiveram na China para um debate sobre Saúde e representantes da CAS estiveram em Manaus, no Inpa, junto à membros da ABC para debater a ciência na Amazônia.

Em 2020, devido à Covid-19, foi realizada uma reunião virtual entre cientistas dos dois países cujo tema foi a pandemia. Em 2023, durante reunião em Pequim, ABC e CAS renovaram o acordo de cooperação por mais cinco anos.