Comemorado em 2009, o Ano da França no Brasil visou contribuir para uma nova parceria estratégica franco-brasileira, promovendo atividades para que os brasileiros conhecessem um pouco mais sobre a a França contemporânea. Dentro deste espírito, a ABC, como parceira antiga de intercâmbios com a Académie des Sciences de L’Institut de France e com o Collège de France, foi convidada a participar da organização da programação científica do evento no Brasil.

Foram realizados então, em setembro, na sede da ABC, no Rio de Janeiro, os Colóquios de Física e Matemática, sob a coordenação dos Acadêmicos Luiz Davidovich e Marcelo Viana. Em São Paulo, ocorreram os Colóquios de Química, Biologia e Ciências Médicas, coordenadas pelos Acadêmicos Hernan Chaimovich e Henrique Eisi Toma e Eduardo Moacyr Krieger. Houve ainda, no Rio, uma sessão voltada para o público geral, na qual proferiram palestras grandes nomes da ciência brasileira e francesa: os Acadêmicos Carlos Nobre, Jean François Bach, Pierre Corvol e Sérgio Pena.

Em setembro de 2017, a A Academia Brasileira de Ciências promoveu o Simpósio Preparatório Brasil/França sobre Biodiversidade, que contou com palestra inaugural do biólogo norte-americano Thomas Lovejoy. O evento antecedeu o simpósio bilateral Brasil/França, realizado em Manaus, no início de 2018, que envolveu todos os países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela. Os simpósios foram coordenados pelos Acadêmicos Adalberto Luis Val e Vivaldo Moura Neto. Em 2019, O simpósio de biodiversidade foi rememorado em edição especial dos Anais da ABC.

Em 2021, a ABC organizou o 1º Encontro da Diáspora Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação na França, reunião de integrantes da comunidade científica brasileira em instituições francesas, em parceria com a Embaixada do Brasil na França.

Leia todas as notícias publicadas pela ABC sobre a parceria com a França