pt_BR

Data: 2 de junho de 2020

Local: http://transmissao.abc.org.br

O MUNDO A PARTIR DO CORONAVÍRUS, Ed. 09 | MODELOS COMPUTACIONAIS E ISOLAMENTO SOCIAL

Como podemos saber até quando o isolamento social é necessário? Quem faz essas previsões? Como elas são estruturadas?

• Webinaristas: O médico Cesar Victora, o físico Marcelo Costa Gomes e o médico Claudio José Struchiner.

• Moderador: Luiz Davidovich, presidente da ABC

 


SERVIÇO:
Evento: Webinários da ABC | O mundo a partir do Coronavírus, Ed.9 | MODELOS COMPUTACIONAIS E ISOLAMENTO SOCIAL
Data: 3ª feira, 02/06/2020
Hora: 16h às 18h
Evento no Facebook: FanPage
Local: http://transmissao.abc.org.br

 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • O médico Cesar Victora, professor emérito de epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Assessorou a Organização Mundial da Saúde e a Unicef e é membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências. Suas pesquisas incluem as áreas de saúde e nutrição materno-infantil, desigualdades sociais e avaliação de serviços de saúde. Victora vai relatar a experiência adquirida nos dois últimos meses, organizando inquéritos sorológicos populacionais. A pesquisa envolveu coleta de dados nos domicílios de amostras representativas em 133 cidades brasileiras, visando determinar a presença de anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19.

  • O físico Marcelo Costa Gomes, pesquisador em saúde pública no Programa de Computação Científica da Fiocruz e integrante do MAVE: Grupo de Métodos Analíticos em Vigilância Epidemiológica (PROCC/Fiocruz e EMAp/FGV). Gomes abordará algumas das particularidades dos dados de notificação de caso e potenciais armadilhas no seu uso para modelos e projeções em “tempo (quase) real”, com enfoque nos dados de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil. Como esse dado pode contar a história dos casos graves de covid-19? Como o histórico desse registro nos permite avaliar o que está ocorrendo hoje em comparação com surtos anteriores?

  • O médico Claudio José Struchiner, que tem mestrado em matemática e doutorado em dinâmica populacional de doenças infecciosas. É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Através da reconstrução da sequência temporal dos principais eventos relacionados ao espalhamento da epidemia, Struchiner vai mostrar como foram utilizados modelos quantitativos para a formulação das estratégias de controle adotadas. Abordará também as estruturas de modelos quantitativos úteis para informar a adoção de medidas de isolamento mais brandas.

Assista ao evento completo:

Assista aos melhores momentos:

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 29 de maio de 2020

Modelos computacionais e isolamento social: tema do webinário da ABC em 2/6

Os convidados foram o Acadêmico e médico César Victora, o físico Marcelo Gomes e o médico Claudio Struchiner.


ATUAÇÃO DA ABCCORONAVÍRUSWEBINÁRIOS | 15 de junho de 2020

Modelos computacionais e isolamento social

O monitoramento da pandemia foi tema de debate debate por pesquisadores convidados para a nona edição dos webinários da ABC.