pt_BR

Data: 10 de agosto de 2021

Local: www.abc.org.br/transmissao (PT)

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) foi criado pela ONU com o objetivo de fornecer aos formuladores de políticas avaliações científicas regulares sobre as mudanças climáticas, suas implicações e potenciais riscos futuros, bem como apresentar opções de adaptação e mitigação. O próximo relatório do IPCC abordará as bases físicas das mudanças do clima e dará a direção científica da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que acontecerá em novembro.

Neste webinário serão apresentadas as principais conclusões do Grupo de Trabalho I (WGI) do 6º Relatório de Avaliação do IPCC (AR6), responsável pelo novo documento. O debate vai envolver o estado atual do clima, a influência humana nas mudanças climáticas, o estado de conhecimento sobre possíveis cenários futuros de clima, incluindo mudanças no nível do mar e extremos climáticos, e informações climáticas relevantes para regiões e setores, com base no estado-da arte-do entendimento científico sobre o sistema climático e o seu funcionamento.

Para conversar sobre questões inerentes ao tema, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou: Paulo Artaxo, José Marengo, Lincoln Alves e Thelma Krug.

O mediador do evento será o presidente da ABC, Luiz Davidovich (UFRJ). 

 

 


SERVIÇO
Evento: WEBINÁRIOS DA ABC – Ed. 42 | BRASIL E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: NOVO RELATÓRIO DO IPCC
Data: 3ª feira, 10/08/2021
Hora: 10h (GMT-3)
Local: www.abc.org.br/transmissao 


Perdeu os webinários da ABC anteriores? Assista aqui!


 

  • Paulo Artaxo (USP)

Professor de física da Universidade de São Paulo (USP). Membro do IPCC, da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). É vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

  • José Marengo (Cemaden)

Pesquisador sênior do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), participante dos Relatórios do IPCC desde o 2º Relatório de Avaliação, review editor do Capítulo 3 do Grupo de Trabalho I (WGI) do IPCC AR6. Líder do INCT para Mudanças Climáticas Fase 2. É membro da ABC, da TWAS e da Aciesp.

  • Lincoln Alves (Inpe)

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde atua na geração e fornecimento de informações técnico-científicas para orientar políticas públicas de adaptação às mudanças ambientais. Autor líder do Grupo de Trabalho I (WGI) do 6º Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC. Participa de diversos projetos nacionais e internacionais.

  • Thelma Krug (IPCC)

Pesquisadora titular aposentada do Inpe, onde foi coordenadora da área de Observação da Terra. Foi secretária nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental e diretora do Departamento de Políticas para Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA). É vice-presidente do IPCC desde 2015.

Confira a gravação completa do webinário:

Saiba como foi o webinário:

ATUAÇÃO DA ABCOS ACADÊMICOS | 11 de agosto de 2021

Novo relatório do IPCC foi tema de edição especial dos Webinários da ABC

Convidados participaram da elaboração do documento, que classifica a participação humana nas mudanças climáticas como irrefutável e, em certos aspectos, irreversível.