pt_BR

Data: 14 de agosto de 2018

Local: Sala dos Conselhos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | Porto Alegre (RS)

Os novos membros afiliados eleitos pela Vice-Presidência Regional Sul para o período de 2018 a 2022 apresentaram suas pesquisas e receberam seus diplomas em 14 de agosto de 2018, na Sala dos Conselhos, Campus Centro, Prédio da Reitoria da UFRGS. O Acadêmico Diogo Onofre Gomes de Souza, da UFRGS, foi convidado para proferir a Palestra Magna.

Conheça os novos membros:

 

Regional Sul
Em 14 de agosto, foi realizado pela ABC evento científico no Salão dos Conselhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), focado nos novos membros afiliados da Regional Sul. Na ocasião, eles apresentaram suas pesquisas, o que foi seguido pela cerimônia de diplomação.
A astrofísica da UFRGS Ana Chies dedica-se ao estudo da formação e evolução das galáxias. O químico Daniel Borges desenvolve métodos aplicáveis à classificação de resíduos sólidos, à investigação de poluentes atmosféricos e à análise de alimentos, dentre outros. A bióloga Manuella Kaster busca novas formas de diagnosticar e tratar a depressão e outros transtornos psiquiátricos. O biólogo, veterinário e biotecnólogo Tiago Collares trabalha com sistemas de triagem celular in vitro que podem auxiliar no combate ao câncer. A bióloga Gislaine Réus busca novas estratégias para o tratamento da depressão.
Na plateia estavam os Acadêmicos João Antônio Pêgas Henriques e Mara Helena Hutz. Também prestigiou o encontro o reitor da UFPel, Pedro Rodrigues Curi Hallal, que foi membro afiliado da ABC entre 2008 e 2012.
O presidente da ABC foi otimista, destacando a vocação do Brasil para a bioeconomia, por ser o país que detém 20 % da biodiversidade do mundo, em seus vários biomas. Ele explicou que para realizar essa vocação é necessária uma nova estrutura econômica que garanta o aumento do PIB e não a opção pelo corte de investimentos. Cortar em ciência, tecnologia, inovação e educação, de acordo com Luiz Davidovich, impede o crescimento do PIB, ou seja, impede o crescimento do país. Ele reafirmou que a ABC é um centro de pensamento do país e convocou os novos membros a participar das reuniões, dos grupos de estudo da ABC e contribuir com propostas transformadoras da situação atual do país.
O Acadêmico Diogo Onofre Gomes de Souza proferiu a Palestra Magna do evento, intitulada “A neurociência no processo de avaliação em sala de aula”. Após a palestra, os novos membros afiliados apresentaram suas pesquisas e receberam seus diplomas.

Fonte: Relatório de Atividades 2018 pg 47.