pt_BR

Data: 31 de agosto de 2017

Local: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) | Manaus (AM)

No dia 31 de agosto de 2017, cinco jovens cientistas de destaque da região Norte foram diplomados membros afiliados da ABC, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – Inpa, em Manaus.

Foram diplomados e apresentaram suas pesquisas: Fernanda de Pinho Werneck (ciências biológicas, Inpa); José Júlio de Toledo (ciências biológicas, Unifap); José Nazareno Vieira Gomes (ciências matemáticas, UFAM); Joyce Kelly do Rosário da Silva (ciências químicas, UFPA); e Wuelton Marcelo Monteiro (ciências da saúde, UFAM).

O evento foi coordenado pelo vice-presidente da Regional Norte da ABC, Roberto Dall’Agnol.

 

Programa

Fotos

Os novos afiliados: José Júlio de Toledo, Fernanda Werneck, Wuelton Monteiro, Joyce Kelly da Silva e José Nazareno Gomes

Regional Norte

Em 31 de agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) foi palco da diplomação dos cinco novos cientistas da região Norte eleitos para integrar os quadros da ABC pelos próximos cinco anos (2017-2021). O evento foi coordenado pelo vice-presidente da Regional Norte da ABC, Roberto Dall’Agnol.
O presidente da Academia, Luiz Davidovich, saudou os jovens Acadêmicos com um convite: integrar o time de defesa da ciência e tecnologia no país. Ele ressaltou ainda a diversidade de áreas de pesquisa e origens regionais que compunham o grupo, que comprova que muita coisa boa em educação vem sendo feita no Brasil.
Diretor do Inpa, Luiz Renato de França reforçou a necessidade de os jovens cientistas se somarem à defesa da ciência e destacou o momento duro que a comunidade científica tem sofrido no país. Para ele, os jovens afiliados são como as células tronco de um organismo, que tem a função de se replicar e fazer a diferenciação. Roberto Dall’Agnol lembrou que cientistas jovens trazem um viço para a Academia, fundamental para o crescimento dos trabalhos da instituição. Após a abertura, o presidente da ABC, Luiz Davidovich apresentou palestra sobre o valor da ciência. Já o diretor do Instituto Evandro Chagas e Acadêmico Pedro Vasconcelos proferiu conferência sobre as arboviroses emergentes no Brasil. Os pesquisadores diplomados falaram sobre suas linhas de pesquisa. Fernanda de Pinho Werneck (Ciências Biológicas, Inpa) falou sobre seus estudos na área de herpetologia (répteis e anfíbios); José Júlio de Toledo (Ciências Biológicas, Unifap) tratou das suas pesquisas sobre os ecossistemas presentes nos estados amazônicos do Amapá e Roraima; José Nazareno Vieira Gomes (Ciências Matemáticas, Ufam) falou sobre sua pesquisa em geometria diferencial; Joyce Kelly do Rosário da Silva (Ciências Químicas, UFPA) focou nas plantas aromáticas e seus óleos essenciais, um conhecimento transmitido por gerações e que está no dia a dia dos moradores da Região Amazônica; e Wuelton Marcelo Monteiro (Ciências da Saúde, Ufam), que abordou as doenças negligenciadas, como a malária.

Fonte:  Relatório de Atividades 2017 pg 48