pt_BR

De: 5 de junho de 2018

Até: 8 de junho de 2018

Local: Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) | Manaus (AM)

Entre os dias 5 a 8 de junho, cientistas do Brasil e da França estiveram reunidos para discutir diferentes questões relativas ao tema biodiversidade, em Manaus (AM), no Simpósio Internacional Bilateral Brasil-França. O encontro, gratuito e aberto ao público, contou também com a presença de importantes especialistas da América Latina e de executivos de empresas que têm a biodiversidade como marca.

O simpósio foi mais uma das iniciativas que a Academia Brasileira de Ciências (ABC) vem realizando, ao longo dos últimos anos, junto com a Academia de Ciências da França. O resultado destas cooperações têm sido colaborações científicas de sucesso entre cientistas de destacado reconhecimento, de ambos os países

Em setembro de 2017, a ABC organizou, sob a coordenação dos Acadêmicos Adalberto Val e Vivaldo Moura Neto, um workshop preparatório do Simpósio Internacional Bilateral, que promoveu debates sobre temas de relevância na área da biodiversidade.

 

Programa

A mesa da cerimônia de abertura do evento “Simpósio Brasil-França sobre Biodiversidade” contou com a presença do presidente da ABC, Luiz Davidovich; do secretário perpétuo honorário da Academia francesa, Jean François Bach; do cônsul honorário da França em Manaus, Dominique Chevé e do secretário do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Acadêmico Álvaro Prata.
 

Dentro do tema “O que está escondido na biodiversidade?”, apresentaram seus trabalhos os Acadêmicos Vanderlan Bolzani (Unesp), Eliezer Barreiro (UFRJ) e Elibio Rech (Embrapa), assim como os pesquisadores Manoel Odorico de M. Filho (UFC) e Adrian Martin Pohlit (Inpa).
Representantes de diversas instituições discutiram o tema no último dia do Simpósio Brasil-França sobre Biodiversidade, em manaus, no Amazonas. Na foto Hernán Chaimovich, Marcelo Morales, Eric Karsenti (moderador), Marco Erlich, Olivier Fudym e Sandoval Carneiro