pt_BR

De: 4 de maio de 2015

Até: 6 de maio de 2015

Local: Academia Brasileira de Ciências (ABC) | Rio de Janeiro (RJ)

Nos dias 4, 5 e 6 de maio, a ABC realizou seu mais importante evento anual, a Reunião Magna, que envolve a Cerimônia de Posse dos Novos Acadêmicos e uma Conferência multidisciplinar e abrangente, visando atrair cientistas de grande experiência e jovens e promissores talentos.

A atividade este ano versou sobre o tema “O Valor da Ciência” na acepção de Poincaré, um notável matemático, físico e filósofo francês que viveu entre os séculos XIX e XX. A ideia foi discutir temas relacionados ao valor intrínseco de atividade científica – fazer ciência pela ciência – como também ressaltar o valor fundamental da Ciência para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro e para a superação da crise que a todos ameaça.

Acreditamos que o único caminho para atingir novos patamares de desenvolvimento é valorizar e investir em educação, ciência e tecnologia, como já provaram os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento que estão à frente do Brasil, como a China e a Índia.

Em 2015, dentre outros eminentes palestrantes, tivemos os detentores de Prêmio Nobel Ada Yonath (Química, 2009) e Jules Hoffmann (Fisiologia ou Medicina, 2011). O coordenador da Conferência foi o Acadêmico Vivaldo Moura Neto.

A Reunião Magna 2015 teve o apoio da Capes e da Faperj.

 

Programa

Vídeos