pt_BR

Data: 10 de outubro de 2022

Local: Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

No dia 10 de outubro, 2ª feira, aconteceu o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da Região Sul 2022-2026. A cerimônia presencial foi realizada no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), situada à rua Engenheiro Luiz Englert, s/n, Porto Alegre.

Na ocasião, foram diplomados cinco jovens pesquisadores de destaque na ciência dos estados sulistas, eleitos no final de 2021 e empossados automaticamente em 1de janeiro de 2022. 

 


SERVIÇO
• Data: 10 de outubro, 2ª feira
• Horário: 13h45
• Formato: híbrido
• Local: Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na rua Engenheiro Luiz Englert, s/n, Porto Alegre
• Informações: Gabriella Fialho de Mello. E-mail: gfmello@abc.org.br. Tel: (21) 3907-8100 r. 8148

Confira aqui a programação completa do evento.

Amurabi Pereira de Oliveira (Ciências Sociais, UFSC)
Primeiro afiliado da ABC na área da sociologia, estuda o impacto da pós-verdade e dos movimentos conservadores na educação, especialmente no ensino das ciências humanas e sociais no ensino médio. 

José Rafael Bordin (Ciências Físicas, UFPel)
Estuda as propriedades de sistemas da matéria mole, que estão na interface entre química, física e biologia. Entre seus objetos de pesquisa está o uso de soluções aquosas e novos nanomateriais para descontaminação da água. 

Markus Berger Oliveira (Ciências Biomédicas, Hospital de Clínicas de Porto Alegre)
Atua na área de biologia celular e molecular, buscando formas de reverter as alterações fisiopatológicas causadas por animais peçonhentos, especialmente a taturana Lonomia obliqua, endêmica na região Sul. 

Tiago Elias Allievi Frizon (Ciências Químicas, UFSC)
Atua no desenvolvimento de materiais avançados para aplicação industrial, desde tecnologias para telas de celular e televisão, nanopartículas minerais com atuação farmacológica, até a criação de inovações metodológicas para reduzir o impacto ambiental da indústria. 

Vinicius Farias Campos (Ciências Biológicas, UFPel)
Utiliza técnicas de biotecnologia para buscar melhorias na criação de animais de produção, principalmente bovinos e peixes, e atua em gestão de inovação e transferência de tecnologia. 

Confira a gravação completa do evento:

Saiba como foi o evento:

ATUAÇÃO DA ABC | 12 de outubro de 2022

Confira como foi o Simpósio dos Membros Afiliados da Região Sul

Centro Cultural da UFRGS sediou a recepção de cinco novos brilhantes cientistas que passam a fazer parte da Academia Brasileira de Ciências por cinco anos.