pt_BR

De: 27 de novembro de 2019

Até: 29 de novembro de 2019

Local: Academia Brasileira de Ciências

 

Esta será uma reunião multidisciplinar internacional que reunirá jovens cientistas talentosos para discutir seu trabalho científico e os problemas e desafios para o desenvolvimento da ciência na América Latina e Caribe. Os participantes discutirão também o cenário de financiamento para a ciência regional e um plano de ação para a Tyan-Lacrep.

Uma sessão especial sobre comunicação científica reunirá jornalistas e cientistas, para conversarem sobre estratégias de aproximação para facilitar a divulgação da ciência para a sociedade.

Nos tempos difíceis em que vivemos, quando tantos jovens cientistas da região buscam melhores oportunidades no exterior, esta reunião pretende encorajar a perseverança, num esforço para reduzir a fuga de cérebros regional.

Haverá uma sessão de posters  com cientistas convidados.

A coordenação do evento é dos Acadêmicos Vivaldo Moura Neto e Virgílio Almeida, por parte da ABC, e da pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Patricia Zancan.


SERVIÇO

Data: 26 a 28 de novembro de 2019
Informações: Kenya Aragão de Carvalho. E-mail: kenya@abc.org.br. Tel: (21) 3907-8139.
Página do Encontro Oficial no Facebook: Evento 
Local: Academia Brasileira de Ciências. Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3o andar – Centro, Rio de Janeiro, RJ.

Veja a programação.

Os participantes no primeiro dia do evento

ATUAÇÃO DA ABC | 16 de dezembro de 2019

O presente e futuro da ciência latino-americana

Entre 27 e 29 de novembro, a ABC recebeu jovens cientistas da América Latina e Caribe para expor seus trabalhos e discutir problemas, desafios e soluções para o desenvolvimento da pesquisa científica na região.

ATUAÇÃO DA ABC | 16 de dezembro de 2019

Oportunidades no exterior para cientistas da América Latina

Durante o evento “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”, representantes de organizações científicas apresentaram programas de bolsas de estudo, treinamento e prêmios aos cientistas.

ATUAÇÃO DA ABC | 16 de dezembro de 2019

Os desafios para o financiamento da ciência na América Latina

Durante o evento “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”, os presidentes das academias de ciência do Brasil, Chile e Costa Rica discutiram sobre a ciência, tecnologia e inovação feita em seus países.

ATUAÇÃO DA ABC | 16 de dezembro de 2019

Medindo a plasticidade cerebral

A médica e neurocientista Fernanda Tovar Moll abordou os novos métodos de imagem que permitem um melhor entendimento da atividade do cérebro, no evento da ABC “CIência na América Latina: hoje e amanhã”.

ATUAÇÃO DA ABCDIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | 13 de dezembro de 2019

Jornalismo de ciência: um serviço de utilidade pública

Em evento na ABC, Herton Escobar alerta que investir em comunicação com a sociedade é uma questão de vida ou morte em tempos de pseudociência e “fatos alternativos” de responsabilidade das universidades públicas. 

ATUAÇÃO DA ABCDIVULGAÇÃO CIENTÍFICA | 12 de dezembro de 2019

Ciência é cultura

Stevens Rehen reforçou a importância de formas mais ágeis e interessantes de comunicação dentro e fora da academia, no evento da ABC “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”.

ATUAÇÃO DA ABC | 12 de dezembro de 2019

Apesar da rica biodiversidade, Brasil enfrenta desafios na pesquisa sobre produtos naturais

A Acadêmica Vanderlan Bolzani detalhou a pesquisa feita na área durante o encontro “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”.

ATUAÇÃO DA ABC | 12 de dezembro de 2019

A ciência na vanguarda do combate às mudanças climáticas

O Acadêmico Paulo Artaxo falou sobre Amazônia, clima e desenvolvimento sustentável durante o encontro “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”.

ATUAÇÃO DA ABC | 03 de dezembro de 2019

Ataques à ciência são ataques à democracia

O sociólogo Yurij Castelfranchi, da UFMG, apontou no evento da ABC “Ciência na América Latina: hoje e amanhã” que um grande desafio para os cientistas e comunicadores de ciência hoje é a opinião pública.

ATUAÇÃO DA ABC | 02 de dezembro de 2019

Cesar Victora: como pesquisa realizada no sul do Brasil ajudou a moldar a política global de saúde infantil

Durante o encontro “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”, o Acadêmico inspirou jovens cientistas a pensarem globalmente e agirem localmente.