pt_BR

De: 26 de novembro de 2009

Até: 27 de novembro de 2009

No ano de 2009 comemoram-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação da Origem das Espécies. O ano marca também 100 anos de publicação do artigo de Carlos Chagas sobre a Doença de Chagas e 130 anos do seu nascimento.

Por iniciativa da Academia Brasileira de Ciências, a Vice-Presidência Regional de Minas Gerais e Centro-Oeste da ABC, com apoio da FAPEMIG, está organizando um evento científico com o nome Annus Caroli, homenageando os dois “Carlos”.A celebração ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro em Belo Horizonte. Todos os palestrantes são membros da ABC.

O primeiro dia, 26 de novembro, será dedicado a “Carlos” Darwin e abordará a evolução de forma bastante ampla. Após uma introdução geral do Prof. Sérgio Pena (UFMG), serão abordados: a evolução do cérebro (Roberto Lent, UFRJ), o papel das toxinas em sistemas co-evolutivos predador-presa (Paulo Sérgio Beirão, UFMG), a criação de fármacos (Robson Santos, UFMG), a evolução das mitocôndrias (Aníbal Vercesi, Unicamp) e o papel da seleção natural na farmacogenética e farmacogenômica (Guilherme Kurtz, UFRJ).

Posteriormente, duas conferências abordarão o Big Bang e a evolução do cosmos (Beatriz Barbuy, USP) e a origem da vida na Terra (Carlos Menck, USP). A identificação do início da evolução biológica – especialmente a humana – com o próprio início do universo foi inspirada em Carl Sagan, que poeticamente declarou: “Nós somos a personificação de um cosmos que desenvolveu autoconsciência. Nós contemplamos as nossas origens: matéria estelar meditando sobre as estrelas…”

O dia 27/11, dedicado a Carlos Chagas, será aberto por Carlos Morel (Fiocruz), que apresentará a importância da pesquisa sobre o Trypanosoma cruzi e a Doença de Chagas na evolução da ciência brasileira. Em seguida, serão discutidos os avanços na ultra-estrutura do T. cruzi (Wanderley de Souza, UFRJ) e a interação entre o parasito e o vetor (Eloi Garcia, Fiocruz).

Abordando mais diretamente a Doença de Chagas, teremos uma discussão da imunidade inata à infecção com o T. cruzi (Ricardo Gazzinelli, UFMG) e duas palestras que discutirão diferentes aspectos da imunopatogênese da doença (Mauro Teixeira, UFMG, e Rodrigo Corrêa-Oliveira, Fiocruz). Haverá então uma mini-conferência sobre Carlos Chagas e seus seguidores (Egler Chiari, UFMG), finalizando com uma síntese dos novos aspectos clínicos e epidemiológicos da Doença de Chagas (José Rodrigues Coura, Fiocruz).

A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site->http://www.ufmg.br/ieat/annuscaroli]. Serão dados certificados para quem assistir a ambos os dias do evento. O local será o Auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Veja a [programação.

O Annus Caroli será transmitido pela internet para todo o Brasil.

Annus Caroli I: em homenagem a “Carlos” Darwin

Annus Caroli II: homenagem a Carlos Chagas