pt_BR

Data: 30 de novembro de 2022

Local: www.abc.org.br/transmissao

No dia 30 de novembro, às 16h (hora de Brasília), será realizada mais uma Mentoria da ABC, uma iniciativa dos membros afiliados encampada pela Diretoria da Academia Brasileira de Ciências, intitulada “Acesso Aberto: Impactos na Pesquisa Brasileira

O principal argumento a favor do movimento de acesso aberto é tornar o conhecimento científico global e inclusivo. Porém, as taxas de processamento de artigos (APCs) são uma barreira para os cientistas de países em desenvolvimento.

Para acelerar a transição para o acesso aberto na comunicação científica, foi lançado, em 2018, o Plano S – uma iniciativa criada por instituições de fomento à pesquisa de 17 países, na maioria europeus.Este plano exigirá que todos os autores publiquem em periódicos somente de acesso aberto até 31 de dezembro de 2024, o que fará com que os cientistas do Sul Global não tenham mais preços acessíveis e locais de publicação inclusivos para divulgar seu trabalho ao lado de cientistas no Norte Global.

As palestrantes serão as Acadêmicas Alicia Kowaltowski e Marcia Barbosa. Os coordenadores das Mentorias Glaucius Oliva, Nara Quintão e José Rafael Bordin vão conduzir os debates.

Nesta mentoria discutiremos soluções para essa situação urgente. Inscreva-se e participe!

ALICIA KOWALTOWSKI
Médica formada pela Universidade de Campinas (Unicamp), com doutorado em ciências médicas. É professora titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da  Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisas na área de metabolismo energético. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). É autora de mais de 150 artigos científicos especializados, além do livro de divulgação Científica “O que é Metabolismo: como nossos corpos transformam o que comemos no que somos”. Tem uma coluna no jornal Nexo. 

 

MÁRCIA BARBOSA
Física formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professora titular. Desenvolve pesquisas em água e suas anomalias e soluções aquosas. Por seu trabalho sobre anomalias dinâmicas da água ganhou o Prêmio L’Oréal e Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas e o Prêmio Claudia em Ciência, ambos em 2013. Em paralelo, tem atuado em questões de gênero na ciência, pelo que ganhou a Nicholson Medal da American Physical Society, em 2009 É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. 

 

Confira a transmissão completa do evento:

 

Saiba como foi o evento:

MENTORIAS ABCPOLÍTICA DE CTIE | 16 de dezembro de 2022

Polêmicas em torno do Open Access são tema de 18ª Mentoria da ABC

Tendência global para publicação em acesso aberto tem levado a um aumento exponencial nos custos de publicação, o que atinge diretamente a ciência brasileira. Evento contou com apresentações das Acadêmicas Alicia Kowaltowski e Márcia Barbosa