pt_BR

De: 5 de dezembro de 2014

Até: 6 de dezembro de 2014

Local: Fundação Amazonas Sustentável (FAS) | Manaus (AM)

Em parceria com a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazônia), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) coorganizou dois processos de consulta, que reuniu um grupo de destacados cientistas em Manaus, nos dias 5 e 6 de dezembro próximo.

A SDSN é uma iniciativa que visa mobilizar o conhecimento existente na busca por soluções práticas para os problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Através da mobilização de universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, empresas e outros centros de conhecimento, esta rede procura contribuir para o desenho e futuro monitoramento da implementação da Agenda do Desenvolvimento Pós-2015.

O primeiro processo ocorreu na tarde do dia 5/12, tendo como tema “Ciência e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Contando com a participação dos presidentes das Academias de Ciências dos países amazônicos – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela -, entre outros convidados, esta consulta discutirá o papel e a contribuição potencial da ciência para a definição de alternativas de desenvolvimento para a Amazônia. Contando com o apoio da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), os participantes debateram estratégias para a mobilização e engajamento das instituições de pesquisa na região, visando a construção de uma agenda sustentável de desenvolvimento regional.

O segundo processo de consulta foi realizado na manhã do dia 6/12 e terá como tema “Desafios, Oportunidades e Contribuições para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. Nesta consulta os participantes debateram temas como: principais desafios de pesquisa na região nos próximos cinco anos; desafios para pesquisadores e institutos de pesquisa na Amazônia; cooperação científica visando o desenvolvimento regional sustentável; soluções inovadoras para os problemas regionais; e a contribuição efetiva que a rede SDSN-Amazônia pode oferecer para a comunidade científica regional, e vice-versa.

O propósito fundamental é que estes dois processos de consulta contribuam para a formulação do plano estratégico da SDSN-Amazônia e a mobilização da comunidade científica regional, visando o desenvolvimento de um paradigma sustentável de desenvolvimento para a Amazônia.

Os processos de consulta foram realizados na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em Manaus.

 

Programa
Galeria de Fotos

Vídeos