pt_BR

Data: 27 de julho de 2016

Local: UFMG

3º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC foi realizado no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Av. Antonio Carlos, 6627, em Belo Horizonte, nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2016. O local foi o Auditório do 4º andar do prédio CAD1.

O Comitê Científico, composto por voluntariado e definido ao final pela participação efetiva, contou com os seguintes membros afiliados:

André Luiz Barbosa Báfica (2013-2017 / Biomédicas, UFSC)
Antonio Gomes de Souza Filho  (2011-2015 / Física, UFC)
Bruno Duarte Gomes (2011-2015 / Biológicas, UFPA)
Emiliano Horacio Medei (2011-2015 / Biomédicas, UFRJ)
João Trindade Marques (2011-2015 / Biológicas, UFMG)
Kildare Rocha de Miranda (2013-2017 / Biomédicas, UFRJ)
Leandro Helgueira Andrade (2011-2015 / Química, USP)
Lisiane de Oliveira Porciúncula (2011-2015 / Biológicas, UFRGS)
Raquel Carvalho Montenegro (2013-2017 / Biológicas, UFPA)

O Comitê de Apoio Organizacional foi composto pelos membros titulares e suas respectivas equipes:

Evaldo Ferreira Vilela  (Presidente da Fapemig)
Mauro Martins Teixeira  (Vice-presidente da ABC para a Região MG&CO)

O 3º Encontro Nacional de Membros Afiliados foi possível em função de uma parceria realizada entre a Capes, a Fapemige a ABC, com apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os temas

Alternando com as apresentações da evolução das pesquisas de alguns dos membros afiliados com mandatos encerrados em 2015 e 2016, o Comitê Científico escolheu três temas: “O impacto da ciência brasileira”, “Independência e autonomia dos jovens cientistas” e “Publicação como meio e não como fim”.

Para debatê-los, foram convidados nove “provocadores”, sendo três por sessão. Cada um abordou um subtema relacionado ao tema da sessão.

O objetivo foi discutir e firmar posições comuns aos membros da Jovem Academia com relação às questões mais amplas da política de ciência, tecnologia e inovação em nosso país.

PÓS-EVENTO: Veja aqui os documentos prévios sobre cada sessão e os pontos levantados ao final do evento, que foram apresentados na sessão final e serão desenvolvidos pelo Comitê Científico para constituir o documento a ser divulgado em breve, a Carta de Belo Horizonte.

A dinâmica

Cada palestrante teve quinze minutos para fazer sua provocação. Após as exposições, a plateia se dividiu em grupos e acompanhou o provocador e um dos membros do Comitê Científico para outras salas, onde a discussão foi ampliada para o grupo presente. Um relator eleito na hora fez registro da discussão e foram fechados de 5 a 10 tópicos principais do debate, que, posteriormente, foram apresentados a todos no auditório. Tudo foi reunido e organizado a fim de compor um documento final.

No último dia, tivemos a plenária final com a presença de autoridades das áreas de ciência, tecnologia e inovação, quando foi feita a apresentação final elaborada durante o evento. O documento correspondente (Carta de Belo Horizonte) será refinado pelo grupo e encaminhado às autoridades da área de ciência, tecnologia inovação e educação, formuladores de políticas públicas e formadores de opinião.

O histórico

Em 2007, a Academia Brasileira de Ciências criou uma nova categoria de membros, para jovens cientistas. Desde então, cada vice-presidência regional da ABC elege, a cada ano, até cinco pesquisadores de excelência, com menos de 40 anos, para que se tornem Membros Afiliados por cinco anos.

O 1º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC foi realizado entre 14 e 16 de setembro de 2011, na sede da ABC (Centro – Rio de Janeiro), e seus resultados podem ser vistos no relatório final, assim como na Edição Especial das Notícias da ABC da época. Além disso, ganhou duas matérias de página inteira no jornal o Globo – “A nova geração” e “Um feudo masculino“.

Em 2013, a ABC promoveu o 2º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC, realizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ). Veja a Edição Especial das Notícias da ABC sobre o encontro de 2013.

Saiba mais:

Programação

Apresentações

Lista dos Participantes

Estatísticas dos Participantes

Boletim de Notícias Especial