pt_BR

De: 28 de agosto de 2013

Até: 30 de agosto de 2013

O 2º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC será realizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e 28 a 30 de agosto de 2013.

O Comitê Científico, composto por voluntariado, conta com nove membros afiliados, indicados em diferentes anos:

  • Adriana Fontes (2008, UFPE, Física)
  • Andrea de Camargo (2008, USP-São Carlos, Física)
  • Emiliano Medei (2010, UFRJ, Biomédicas)
  • Frank Crespilho (2011, USP, Química)
  • Leonardo Teixeira (2011, UFBA, Química)
  • Marcelo Terra Cunha (2008, UFMG, Matemática)
  • Patricia Schuck (2010, Unesc, Biológicas)
  • Pedro Walfir Martins e Souza Filho (2008, UFPA, Geociências)
  • Rodrigo Stábeli (2008, UNIR e Fiocruz-RO, Biológicas)

O Comitê Organizador da Academia Brasileira de Ciências (ABC) é formado por:

  • Elisa Oswaldo-Cruz (assessora de comunicação / elisa@abc.org.br / (21) 3907-8115)
  • Fernanda Wolter (gerente de projetos / fwolter@abc.org.br / (21) 3907-8128)

Três dias de evento, três temas de destaque

A programação definida pelo grupo vai abordar o tema sugerido ao final da avaliação do 1º Encontro Nacional, realizado em 2011: Integridade Científica. O outro tema escolhido pelo Comitê foi a Internacionalização da Ciência Brasileira, questão que está em muita evidência. O terceiro, que é o tema proposto para o próximo Encontro Nacional, em 2014, é o Desenvolvimento de CT&I na Amazônia.

A dinâmica

Cada palestrante terá dez minutos para fazer sua provocação. Após as exposições, a plateia se dividirá em grupos e acompanhará o provocador e um dos membros do Comitê Científico para uma sala, onde a discussão será ampliada para o grupo de Afiliados, no que estamos chamando de Laboratório de Desafios.

À tarde, será apresentado um relato da discussão ocorrida nos Laboratórios e haverá tempo para trocas de ideias, experiências etc. O objetivo é construirmos um bom relatório final para ser encaminhado às autoridades da área de ciência, tecnologia inovação e educação, formuladores de políticas públicas e formadores de opinião.

Além dos debates sobre os temas escolhidos, haverá na parte da manhã apresentações dos avanços nas pesquisas de alguns dos membros afiliados em final de mandato, já que os jovens cientistas de excelência eleitos para essa categoria permanecem afiliados à ABC por cinco anos.

No último dia, teremos uma plenária final com autoridades das áreas de ciência, tecnologia e inovação, na qual serão apresentados os relatos dos debates promovidos durante o evento.

Confira a programação.

Histórico

No intuito de proporcionar uma maior interação entre seus membros afiliados e destes com os membros titulares, a ABC teve a iniciativa de promover o simpósio intitulado “Ciência, Tecnologia e Inovação: Visões da Jovem Academia->http://nabc.org.br/arquivo/nabcV169/]”, no período de 14 a 16 de setembro de 2011, na sede da ABC, no Rio de Janeiro. Este foi o 1º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC e seus resultados podem ser vistos no [relatório final.

O simpósio foi organizado por um Comitê Científico, composto de um ou dois membros afiliados de cada região do país. O objetivo do evento foi discutir propostas para que o Brasil supere os desafios relacionados ao avanço da ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento. Este foco foi escolhido pelo Comitê Científico, por considerar a existência de muitas outras oportunidades, como congressos e simpósios, para se ter contato com as linhas de pesquisa e apresentações de resultados dos membros afiliados, enquanto que apenas a ABC poderia ser palco de uma discussão sobre política científica, reunindo atores tão diversos.

A partir de uma proposta de alternância entre o nacional e o local, fruto do 1º Encontro, em 2012 os encontros foram regionais, para propiciar uma maior aproximação entre os pesquisadores vizinhos de todas as áreas do conhecimento. O relato desses encontros regionais foi resumido em duas Edições Especiais das Notícias da ABC:
ESPECIAL 1: Encontros Regionais de Membros Afiliados
ESPECIAL 2: Encontros Regionais de Membros Afiliados

Vídeos