Foi publicada ontem no Diário Oficial da União a Portaria Nº 7.019 do MCTI que institui a nova composição do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A Academia Brasileira de Ciências ficou responsável por três indicações: Helena Bonciani Nader e Jailson Bittencourt de Andrade, presidente e vice-presidente da ABC, respectivamente; e Adalberto Luis Val, vice-presidente da ABC para a Região Norte.

As outras três vagas para a comunidade científica ficaram a cargo da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que indicou os Acadêmicos Aldo José Zarbin e Anderson Stevens Gomes, e o físico e ex-presidente da SBPC Ildeu de Castro Moreira. A membra titular da ABC Mercedes Maria Bustamante, atual presidente da Capes, também está no conselho representando o Ministério da Educação (MEC).

Recentemente, o governo sancionou a Lei Nº 14.577 que abre crédito suplementar no valor de R$ 4,18 bilhões para o FNDCT, recompondo integralmente os R$ 9,96 bilhões do fundo para investimento em infraestrutura e pesquisa, uma demanda contínua dos pesquisadores nos últimos quatro anos.

Helena Nader, Jailson Bittencourt e Adalberto Val representarão a ABC no Conselho Diretor do FNDCT