ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E A EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma associação de direito privado sem fins econômicos, fundada em 3 de maio de 1916 por 44 eminentes cientistas das áreas de ciências matemáticas, ciências fisicoquímicas e ciências biológicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da educação e do bem-estar social do Brasil. A Academia hoje atua nas seguintes áreas especializadas do conhecimento: Ciências Matemáticas, Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde; Ciências Agrárias, Ciências da Engenharia, e Ciências Sociais. De acordo com seu estatuto, “as atividades da Academia serão desenvolvidas com fiel observância aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e economicidade, com ampla publicidade dos seus atos, projetos e missões”.

A ABC tem como base filosófica o Estado Democrático de Direito, a separação entre ciência e religião, a laicidade do Estado, a não participação da instituição em partidos políticos, os direitos humanos, a sustentabilidade e o meio ambiente, sempre pautando suas ações pela ética e transparência e as melhores evidências científicas disponíveis.

A ABC não compactua com criacionismo ou desenho inteligente. A ciência baseia-se em evidências e observações empíricas testáveis, é dependente de métodos científicos, da compilação de dados. A ciência busca explicar fenômenos pela avaliação, comprovação e experimentação, e está sempre em desenvolvimento.

A evolução é o princípio fundamental da ciência moderna e inclui a formação do universo, do sistema solar e da Terra, e as condições adequadas para a evolução biológica na Terra. Como referido pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, “a descoberta e compreensão dos processos de evolução representam uma das conquistas mais poderosas da história da ciência”.

A Academia Brasileira de Ciências vem reiterar suas posições e comunicar que estará lançando no início de junho deste ano o livro “A Evolução da Vida na Terra” no qual são apresentados diferentes aspectos da Evolução das Espécies, em uma linguagem acessível ao público em geral. A ABC espera com a publicação desse livro esclarecer a contribuição da ciência para uma sociedade com equidade social, sustentável, mostrando que entender a evolução nos ajuda a resolver problemas biológicos que afetam nossas vidas hoje, tais como saúde, segurança alimentar e inteligência artificial.

Brasil, 14 de abril de 2023.

Academia Brasileira de Ciências


Acesse aqui o pdf da nota.