Na semana de 20 a 24 de março, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) recebeu a visita de uma delegação do Nobel Prize Outreach (NPO), braço de comunicação da Fundação Nobel, visando a realização, em 2024, de um Diálogo Nobel Brasil. Gratuito e transmitido pela internet, a série Diálogos Nobel visa aproximar estudantes do exemplo de laureados com o Nobel, compartilhando experiências e mostrando uma face acessível da ciência.

Em 2024, o Diálogo Nobel Brasil será realizado nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, abordando questões cruciais para a sociedade e a vida no planeta nas próximas décadas. A expectativa é que a audiência do evento tenha participação expressiva de estudantes e jovens, uma oportunidade única de debate intergeracional com ganhadores do Prêmio Nobel, lideranças científicas nacionais e estrangeiras, políticos e empresários.

A delegação do Nobel Prize Outreach foi composta pela CEO,  Laura Sprechmann, e pelos diretores Thomas Nilsson e Sandra Brandin. A visita teve início no dia 20 de março com uma reunião na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que contou com a participação do Acadêmico Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp, e seus assessores Osvaldo Nakao e Marcelo Meletti. A ABC esteve representada por sua presidente, Helena B. Nader, além de Marcos Cortesão, secretário-executivo, e Vitor Vieira, assessor de projetos. O encontro discutiu a organização das atividades do Diálogo Nobel Brasil em São Paulo.

Na sequência, o grupo esteve na Universidade de São Paulo (USP), que receberá uma palestra de laureado Nobel como parte da agenda oficial do evento em 2024. Fechando o dia 20 de março, ABC e NPO realizaram uma reunião de trabalho na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

No dia 21 de março, o encontro se deu no Consulado Geral da Suécia em São Paulo. Na ocasião, também participaram representantes da Academia Colombiana de Ciências Exatas, Físicas e Naturais (ACCEFYN), incluindo a presidente Helena Groot. A Colômbia promoverá uma edição do Diálogo Nobel em data próxima ao evento no Brasil e a reunião teve o objetivo de identificar potenciais sinergias entre as duas atividades.

No dia 23 de março, os diretores de eventos do NPO Thomas Nilsson e Sandra Brandin seguiram com a agenda de compromissos no Rio de Janeiro. Pela manhã, fizeram uma visita à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que receberá a atividade central do evento em 2024. Além de Marcos Cortesão e Vitor Vieira, a equipe da ABC contou com a presença da secretária-executiva Gabriella Mello e da assistente administrativa Deborah Sant’Anna. O grupo foi recebido na UERJ pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Na parte da tarde, as equipes da Academia e do Nobel Prize Outreach tiveram nova reunião de trabalho na sede da ABC, agora focando em questões logísticas relacionadas ao Diálogo Nobel Brasil.

Por fim, a agenda do dia 24 de março foi no Museu do Amanhã, quando ABC e NPO puderam visitar os espaços disponíveis para potenciais atividades satélites ao Diálogo Nobel Brasil.

Delegação conjunta da ABC e da Nobel Prize Outreach em visita à Uerj (Foto: George Magaraia – PR3/UERJ)