Jaqueline Mesquita | Portal SBM

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) foi selecionada no edital da British Council, instituição pública do Reino Unido cuja missão é difundir o conhecimento da língua inglesa e sua cultura mediante a formação e outras atividades educativas, e conquistou 70 vagas para o Treinamento Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas.

O programa é focado para aquelas que desejam desenvolver suas habilidades de liderança e avançar em suas carreiras, tendo como público-alvo pesquisadoras e/ou profissionais da área das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). As atividades terão início no dia 12 de dezembro e seguem até o mês de fevereiro. Durante esse tempo, as alunas selecionadas irão estudar 12 módulos de forma totalmente virtual e receberão um certificado exclusivo da British Council ao final do curso.

O treinamento seguirá uma série de métodos que foram desenvolvidos em 2019 e 2020 como parte do Programa Mulheres na Ciência e em parceria com o Programa DICE (Desenvolvendo Economias Inclusivas e Criativas, na sigla em inglês). Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição fornecido pela SBM até o próximo domingo, dia 4 de dezembro.

A proposta é liderada pela vice-presidente da SBM, Jaqueline Mesquita, e pela diretora da Sociedade, Walcy Santos. “É muito importante que a Sociedade Brasileira de Matemática tenha sido selecionada e possa oferecer esse treinamento às mulheres. A área de matemática ainda é muito sub-representada, sendo majoritariamente representada por homens. Portanto, um treinamento como esse pode ser muito importante para que consigamos mudar este cenário, construindo importantes lideranças femininas na área de matemática, que se tornem role models para outras mulheres se inspirarem e verem que a matemática também é o lugar delas”, comemorou Jaqueline.