Confira matéria dos enviados especiais da BBC News Brasil a Sharm El-Sheikh, no Egito, onde entrevistaram o vice-presidente da ABC para a Região Norte, Adalberto Luis Val:

As pesquisas do biólogo [e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências para a Região Norte] Adalberto Luis Val permitiram entender melhor como os peixes e outros organismos aquáticos da Amazônia vivem, se reproduzem e morrem.

O trabalho dele explora como essas espécies foram capazes de se adaptar a condições extremas — como a baixa disponibilidade de oxigênio e a acidez intensa — ao longo dos milhões de anos de evolução do planeta.

Os estudos também ajudaram a compreender como as últimas décadas submeteram toda essa biodiversidade a um estresse nunca antes visto, com o despejo de minérios, plásticos e metais pesados em rios e igarapés.

E tudo isso representa um risco enorme: o aumento de 1,5 °C na temperatura já seria suficiente para extinguir muitos desses seres, que são vitais na dieta da população local.

Val está participando da Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP27), que acontece em Sharm El-Sheikh, no Egito.

Numa reunião da sociedade civil com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, realizada em 17 de novembro, ele foi um dos seis escolhidos para falar e apresentou as demandas do setor de ciência, pesquisa e desenvolvimento.

Um dos pedidos do biólogo foi que o novo governo crie políticas públicas para “trazer os meninos para casa” — uma alusão aos cientistas brasileiros que fizeram toda a formação no país, mas que foram trabalhar no exterior em busca de melhores condições de vida.

(…)

Leia a matéria completa na BBC News Brasil.