Matéria de Rafael Garcia publicada em O Globo, em 25/9, mostra que poluição das águas, queimadas e lixo estão entre os primeiros colocados:

Para 60% dos brasileiros, o desmatamento é o principal problema ambiental do país, seguido da poluição das águas (51%) e das queimadas (42%), revela pesquisa encomendada pelo GLOBO ao Ipec, que entrevistou 2 mil internautas com 16 anos ou mais, das classes A, B e C. Parcelas menores de entrevistados citaram problemas como geração de resíduos (41%), poluição do ar (28%), assoreamento dos rios (21%), mudança climática (18%) e degradação do solo (14%). Apenas 4% disseram não saber indicar os maiores problemas ambientais.

Um sinal de que o nível de escolaridade influencia na consciência sobre os temas mais complexos é que pessoas com ensino superior listaram a mudança climática com mais frequência entre as preocupações (20%), quando comparadas com quem tem apenas ensino fundamental (14%).

O GLOBO pediu a três organizações da área ambiental que comentassem o resultado à luz de suas experiências. Foram procuradas a Coalizão Ciência e Sociedade, que reúne 76 cientistas atuantes nas áreas de ambiente e saúde, a Coalizão Brasil Florestas, Clima e Agricultura, que faz uma ponte entre o setor produtivo e a sociedade civil e o Observatório do Clima (OC), maior coalizão de ONGs ambientalistas do país.

(…)

Para a ecóloga Mercedes Bustamante, professora da Universidade de Brasília e coordenadora da Coalizão Ciência e Sociedade, o resultado da pesquisa traz embutida uma percepção de que os assuntos não fazem parte de um todo.

— Apesar da preocupação com o desmatamento, queimadas e poluição da água, não há uma conexão com a preocupação com a mudança do clima, por exemplo — diz.

A mudança climática é o hoje um problema ambiental que perpassa todas as preocupações do setor, apesar de não ter sido muito mencionada como uma das principais questões da área para o Brasil. O desmatamento se conecta com o tema porque é hoje a principal fonte de gases de efeito estufa no Brasil.

— É preciso deixar mais claro que a mudança climática é até uma questão de saúde humana — afirma a cientista.

— O mesmo vale para ações de mitigação que reduzam poluentes com enormes benefícios para a saúde e economia. Há um esforço importante a ser feito na área de educação para que as pessoas possam conectar os pontos das influências do ambiente em várias áreas.

(…)

Leia a matéria na íntegra em O Globo