Yvonne Mascarenhas no evento em sua homenagem organizado pelo IFSC-USP

No dia 16/9, o Instituto de Física de São Carlos (USP) realizou um simpósio em homenagem ao aniversário de 91 anos da química Yvonne Mascarenhas. Colegas de profissão, admiradores, alunos e familiares se reuniram no Auditório Sérgio Mascarenhas para celebrar a vida e o legado da Senhora dos Cristais – apelido pelo qual Yvonne ficou conhecida no meio científico. Inicialmente, o simpósio seria realizado em 2021, ocasião em que foram celebrados os 90 anos da cientista. O evento foi adiado por conta das fortes restrições para evitar a disseminação da covid-19.

Ao longo de três horas de evento, inúmeros cientistas se revezaram ao microfone para falar sobre a grande estrela da noite. Enquanto alguns optaram por relembrar as boas memórias dos tempos no laboratório outros compartilharam os principais feitos da carreira da cientista. A emoção, no entanto, foi comum: todos estavam comovidos ao falar de Yvonne Mascarenhas.

Para Glaucius Oliva, vice-presidente da ABC para a Região São Paulo, o que diferencia Yvonne dos demais cientistas é sua paixão pela educação, a principal ferramenta utilizada para a transformação da vida das pessoas. “Seu trabalho silencioso e incessante transformou São Carlos em um centro de tecnologia reconhecido nacional e internacionalmente”, ressaltou. “Além disso, ela também é um exemplo de pioneirismo como mulher brasileira e também como cientista, tendo se destacado na área das ciências exatas.” Segundo ele, Yvonne tem um talento único: “A mágica da nossa homenageada de hoje vai além da ciência e da cristalografia, em uma dimensão não tão exposta. É seu dom natural de transformação da vida das pessoas, algo que todos nós presentes aqui hoje tivemos a chance de experimentar. Nos tornamos seu filhos e filhas do coração”, testemunhou Oliva.

Emocionada, Mascarenhas encerrou o evento agradecendo a amizade fraterna dos presentes e também as homenagens recebidas. A cientista se lembrou dos momentos mais difíceis de sua vida, mas ressaltou apenas as coisas boas, às quais deve agradecer, como o esforço de seus pais para que ela e os irmãos tivessem a melhor educação possível, apesar das condições desfavoráveis. A química fez questão de destacar que não chegou onde está hoje sozinha: “Tudo o que alcancei deve ser lembrado de forma plural, com inúmeras pessoas com quem compartilhei cada fase da minha vida. O meu muito obrigada a todos.”

Confira a gravação completa do evento.