Confira a matéria publicada no site Bahia Notícias sobre a nomeação de Manoel Barral-Netto à presidência da Academia de Ciências da Bahia:

Os membros da Academia de Ciências da Bahia elegeram a nova diretoria para o mandato de três anos. O presidente eleito foi o médico e pesquisador Manoel Barral-Netto, que substitui o professor e cientista Jailson Bittencourt de Andrade – ambos membros titular Para o cargo de vice-presidente, ocupado por Manoel Barral-Netto, foi escolhida a escritora e professora Evelina Hoisel, ex-presidente da Academia de Letras da Bahia. 

Manoel é formado pela Faculdade de Medicina da Bahia -UFBA, 1976, e possui doutorado em Patologia Humana em 1988. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e comendador da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atualmente ele desenvolve pesquisas como titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Bahia). Sua principal atividade de pesquisa é na área de imuno-regulação de doenças parasitárias (principalmente leishmanioses e malária) e em vacinas e vacinação.

Durante a carreira, Manoel já foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFBA e diretor da Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA). Foi diretor de programas temáticos e setoriais do CNPq (2003 a 2006) e diretor de cooperação institucional do CNPq de março de 2011 a maio de 2013. Além desse cargos, ele também ocupou a diretoria do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia) de 2013 a janeiro de 2017 e a vice-presidência de educação, informação e comunicação da Fiocruz em 2017 e 2018.

A posse aconteceu dia 19/11, em cerimônia fechada, no Salão Lazareto, da Fapesb, em São Lázaro, Salvador.

 

Leia a matéria completa.