Um dos principais eventos organizados para promover o Ano Internacional da Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável (IYBSSD) é a Conferência Mundial sobre Ciências Básicas e Desenvolvimento Sustentável, realizada entre os dias 19 e 22/9, em Belgrado, Sérvia. A proposta foi dada pela Academia Mundial de Arte e Ciência e foi aceita pelo Comitê Diretor do IYBSSD.

O principal objetivo do IYBSSD 2022 é mobilizar instituições científicas nacionais, regionais e globais para demonstrar claramente ao público e especialmente aos líderes políticos e empresariais em todo o mundo como as ciências básicas estão nos ajudando a estabelecer um desenvolvimento inclusivo, equilibrado e sustentável do planeta. A principal mensagem da série de eventos é que a pesquisa básica é o importante elo inicial na cadeia de pesquisa e desenvolvimento que pode, somente como um todo, tornar a natureza e a sociedade sustentáveis.

Esta conferência é organizada conjuntamente pela Unesco, a Academia Mundial de Arte e Ciência, a Academia Sérvia de Ciências e Artes, o Clube de Roma, o Ministério da Educação, Ciência e Desenvolvimento Tecnológico da Sérvia, o Consórcio Universitário Mundial, o Instituto Vinča de Ciências Nucleares e a Associação Sérvia de Economistas. 

O evento inicial do IYBSSD 2022 foi realizado em 8 de julho de 2022 na sede da UNESCO, em Paris, França, enquanto o evento final ocorrerá na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra, Suíça, em 6 de outubro de 2023. Para este segundo grande encontro, a organização preparou duas exposições, além de um concerto musical no dia 21.

Acesse o Linkedin para mais informações.

Assista à conferência aqui.