Nos dias 27 e 28 de julho, o Science20 (S20), grupo formado pelas Academias nacionais de ciências dos países do G20 realizou o S20 2022 Pre-Summit, encontro híbrido para discutir o último rascunho da declaração “Recuperando Juntos, Recuperando Mais Fortes”, que será lançada oficialmente durante a cúpula anual do S20, a ser realizada na Indonésia.

A Academia Brasileira de Ciências esteve representada no evento por sua presidente, Helena Bonciani Nader, que alertou para o fato de as maiores economias do planeta não estarem fazendo o suficiente para enfrentar a crise climática. “De forma preocupante, a mesma negligência que vimos prevalecer nos alertas relacionados a possíveis pandemias também é notada quando o tema é mudanças climáticas. Ações preventivas ou mitigatórias, quando adotadas, têm sido em escala muito abaixo da necessária”, disse Nader.

A presidente da ABC afirmou também que a sustentabilidade precisa andar de mãos dadas com o combate à desigualdade e a garantia de direitos fundamentais para todas as pessoas do planeta, e disse que vê com grande preocupação a difusão de valores anticiência que ocorre ao redor do mundo. “A construção de um planeta mais igualitário e sustentável só será possível se tivermos as pessoas como foco. Devemos nos recuperar juntos para nos recuperarmos de forma mais efetiva. Não podemos deixar ninguém para trás. Este é um compromisso ético que deve ser abraçado por todos”, finalizou.

Também estava presente na reunião o membro correspondente da ABC Jeremy McNeil, presidente da Royal Society do Canadá.