A série de homenagens Pinguelli, Cidadão do Mundo, em honra ao físico Luiz Pinguelli Rosa, ex-diretor da Coppe/UFRJ e ex-presidente da Eletrobras, será lançada na terça-feira, dia 21 de junho, às 14 horas.

O evento terá a participação da reitora da UFRJ, Denise Pires; do diretor da Coppe, [o Acadêmico] Romildo Toledo; da presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader; do presidente da SBPC, Renato Janine; do ex-diretor geral de Itaipu Binacional, Jorge Samek; do diretor executivo da Fundação Coppetec e presidente do Confies, Fernando Peregrino; e do irmão de Pinguelli e representante da família, Sérgio Rosa. 

Também estarão presentes representantes de outras instituições, das quais Pinguelli foi integrante, parceiro ou apoiador, e que compõem o comitê organizador das celebrações. São elas: o Clube de Engenharia (representado pelo seu presidente, Marcio Girão); a ADUFRJ (João Torres de Mello Neto, presidente); Fórum de Ciência e Cultura (Tatiana Roque, coordenadora); Ilumina (Agenor de Oliveira, diretor); Museu Nacional da UFRJ (Alexandre Kellner, diretor [e Acadêmico]); e o COEP (André Spitz, presidente). 

A cerimônia de inauguração da série será realizada no auditório da Coppe, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

Durante o evento, será descerrada uma placa em sua memória, na entrada do Bloco I-2000, o maior complexo de laboratórios da América Latina, inaugurado em 1998, em seu segundo mandato como diretor da Coppe. O complexo será renomeado como Centro de Pesquisa em Engenharia Luiz Pinguelli Rosa. No encontro o público poderá, ainda, ver em primeira mão o site em homenagem ao pesquisador. O site trará um acervo de depoimentos inéditos e documentos e está em elaboração, com lançamento previsto para 27 de julho.

No dia 13 de julho, no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, a série de eventos em honra do professor falecido em março, referência em política energética e atuante nos mais diversos campos, do Meio Ambiente à Cultura, continua com a abertura de uma exposição de fotografias.