As entidades científicas e acadêmicas que compõem a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), entre elas a Academia Brasileira de Ciências, convidam toda a comunidade científica, acadêmica e tecnológica para realizar atividades – presenciais e/ou virtuais – no Dia Nacional de “Não aos cortes em Educação e Ciência”. Programado para acontecer em 21 de junho, o foco central da manifestação serão os cortes anunciados pelo governo para ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social, áreas decisivas para o futuro do Brasil.

A principal atividade da manifestação é o painel  “A responsabilidade da Economia nos cortes em Ciência e Educação: A meta é desenvolver ou subdesenvolver?”, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com participação de ex-ministros da Ciência, da Fazenda, do Planejamento e da Educação, a sessão será transmitida pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 14h.

Coordenado pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, o ato central coordenado pela SBPC contará com a participação de Clélio Campolina Diniz, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (2014), e Nelson Henrique Barbosa Filho, ex-ministro do Planejamento (2015) e da Fazenda (2016). A atividade contará também com depoimentos em vídeos de Fernanda Haddad, ex-ministro da Educação (2005-2012), Luiz Carlos Bresser-Pereira, ex-ministro da Fazenda (1987), Administração Federal e Reforma do Estado (1995-98) e da Ciência e Tecnologia (1999),  Sergio Machado Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia (2005-2010), e Gilberto Kassab, ex-ministro da Ciência e Tecnologia (2016-2019).

Dezenas de entidades científicas e acadêmicas de todo o país se mobilizam para realizar atividades durante o dia, amanhã, para a campanha. O foco central são os cortes devastadores anunciados pelo governo para ciência, educação, cultura, saúde, meio ambiente e inclusão social, áreas decisivas para o futuro do Brasil. A programação completa do evento está disponível no site da SBPC. 

Ao longo dia, as atividades serão compartilhadas também nas redes sociais da SBPC (@SBPCnet). Acompanhe e participe!