O físico Marcelo Knobel, Professor Titular do Instituto de Física Gleb Wataghin, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da Academia Brasileira de Ciências, é o terceiro convidado dos Colóquios CBPF 2022. O evento é aberto ao público e acontece dia 03/05, às 11h, de forma presencial no Auditório Ministro João Alberto, na sede do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Urca, com transmissão ao vivo pelo canal do instituto no YouTube.

O cenário da educação superior brasileira é bastante delicado. No Brasil, somente 20% dos jovens entre 18 e 24 anos estão nas universidades, sendo que 77% das matrículas ocorrem em instituições privadas (das quais aproximadamente metade são instituições com fins lucrativos). Além da falta de vagas, a qualidade do ensino fundamental e médio é um sério entrave para o ingresso e/ou o sucesso dos estudantes no ensino superior. A grande seletividade que ocorre em universidades públicas as tornou bastante elitizadas, fato que tem sido mitigado com a implantação de políticas de inclusão social e ação afirmativa nessas instituições.

Nos últimos anos temos vivido no Brasil um período de fortes ataques às universidades públicas, que vão desde acusações completamente infundadas até cortes substanciais em recursos para custeio, pesquisa e bolsas. Esses ataques têm ocorrido sistematicamente e surgem de diferentes esferas de governo (federal e estadual) e de diversos órgãos e instituições (executivo, legislativo e órgãos de controle). Para piorar a situação, a pandemia escancarou ainda mais as desigualdades socioeconômicas do nosso país e apresenta desafios adicionais para o futuro da educação superior.

No âmbito desse cenário é também importante discutir outras questões fundamentais, como a questão da qualidade, a modernização dos currículos, a diversificação do sistema, a validação de créditos, a internacionalização, entre outros.

No evento serão apresentados dados sobre o sistema de ensino superior no Brasil e serão discutidos diversos desafios que temos que enfrentar em diferentes áreas para aprimorar o sistema de educação superior brasileiro, que é absolutamente fundamental para um desenvolvimento sustentável.

COLÓQUIO CIENTÍFICOS CBPF

Palestrante: Marcelo Knobel.

Tema: Desafios da Educação Superior no Brasil.

Dia: 03/05.

Horário: 11h (horário excepcional).

Local: Auditório Ministro João Alberto, na sede do CBPF, na Urca.

Transmissão ao vivo: canal do CBPF no YouTube.