Educação básica é o tema do segundo seminário da série “Projeto para um Brasil Novo” que será realizado no dia 23 de março, às 16h. O evento compõe os 12 seminários temáticos que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está realizando para tratar de temas relevantes que contribuam para o desenvolvimento do país. Entre os assuntos a serem abordados estão “Educação superior”, “Pós-graduação”, “Saúde”, “Direitos humanos”, “Segurança pública”, “Mudanças climáticas”, “Meio ambiente”, “Questão indígena”, “Diversidade de gênero e raça” e “Cultura”. O primeiro seminário, que debateu “Ciência, Tecnologia e Inovação”, foi realizado no dia 9 de março. Os eventos online serão transmitidos pelo canal da SBPC no YouTube.

Este evento, que será coordenado por Marta Barroso, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contará com a participação de Maria Beatriz Luce, professora titular de Política e Administração da Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora financeira da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); José Francisco Soares, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); [o Acadêmico] Anderson Gomes, professor no Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do Conselho da SBPC; e Helena Singer, vice-presidente da Ashoka América Latina.

Segundo Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, o objetivo dos eventos é engajar a comunidade científica a sugerir propostas para um novo governo. “A ideia é que esses eventos abordem temas relevantes visando à elaboração de um documento com diretrizes e propostas gerais de políticas que será entregue aos candidatos ao Legislativo e ao Executivo da próxima eleição, durante a 74ª Reunião Anual da SBPC, a ser realizada esse ano na UnB (Universidade de Brasília)”, explica. “A ideia é não ficarmos apenas na batalha do presente. Mas pensarmos um futuro melhor para nosso país“, finaliza.

 

Série Projeto para um novo Brasil – Seminário “Educação básica”

Dia: 23 de março

Horário: 16h

Transmissão: Canal da SBPC no YouTube