A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou as vencedoras da 3ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição premia “Mulheres cientistas”, categoria dedicada às pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional. Entre as vencedoras, estão Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), contemplada na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. As cientistas Nilma Lino Gomes (UFMG) e Gulnar Azevedo e Silva (UERJ) também foram premiadas.

A cerimônia de premiação, que nesse ano será novamente virtual, será realizada no dia 11 de fevereiro, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, às 10h30. A data do evento foi escolhida em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

O 3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” recebeu indicações de 35 Sociedades Afiliadas à SBPC. Do total de indicadas, 11 foram na área de Humanidades, 11 na área de Biológicas e Saúde e 13 de Engenharias, Exatas e Ciência da Terra. Das 35 Sociedades Afiliadas que indicaram, 16 contam com presidentes mulheres.

A vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, destaca a adesão das Sociedades Afiliadas, principalmente, das que contam com presidentes mulheres.  Ela também ressalta “a dificuldade da comissão de avaliação em selecionar as premiadas diante de várias mulheres dando excelentes contribuições à ciência nas diferentes áreas de conhecimento e, ao mesmo tempo, a grande alegria dessa constatação”.

Após um processo de nominação, a comissão julgadora se reuniu no dia 16 de dezembro para deliberar e selecionar as vencedoras por área dessa terceira edição do prêmio.

Além da vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral, e da diretora da entidade, Miriam Grossi, compuseram essa comissão: Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do IQAr-Unesp, presidente da Academia de Ciências do Estado de SP; Lucile Maria Floeter Winter, presidente da Sociedade Brasileira de Protozoologia; Valderez Pinto Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Geoquímica; e Debora Foguel, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Conselho da SBPC.

Essa 3ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” conta com o patrocínio da farmacêutica Allergan Aesthetics, uma empresa AbbVie, e da Oxíteno.