Jornal da Universidade (JU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS, lançou nesta segunda-feira, 17 de janeiro, o JU Ciência, voltado para o jornalismo de ciência. O membro titular da ABC Jefferson Cardia Simões é Vice-Pró-Reitor de Pesquisa da UFRGS.

A iniciativa têm como objetivo expandir a cobertura sobre o tema, articular diferentes agentes da Universidade e servir de referência para os meios de comunicação e para a comunidade externa à UFRGS. Atualmente, a Universidade conta com mais de 4.000 pesquisadores envolvidos em 886 projetos de pesquisas temáticos. Na Região Sul do Brasil é a universidade com maior número de pesquisadores com bolsas produtividade em pesquisa (581) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Ciência ganha destaque no JU

O JU Ciência surge da reformulação e ampliação do antigo UFRGS Ciência, criado em 2016 e anteriormente vinculado à assessoria de imprensa da Secretaria da Comunicação Social. O UFRGS Ciência já trabalhava com a divulgação das pesquisas desenvolvidas na Universidade e, agora, ganha corpo com novas seções e se aproxima da configuração estética e editorial do JU. O destaque é a nova seção “Reportagem”, com matérias jornalísticas aprofundadas que abordam a produção científica dentro da Universidade a partir de sua dimensão transdisciplinar e seu impacto social e, também, temáticas importantes à ciência brasileira, como financiamento e avaliação. 

O novo site inclui, ainda, calendário de eventos (como congressos e simpósios) e oportunidades (editais de financiamento e vagas de pós-doutorado, por exemplo), uma seção de periódicos científicos – que destaca as mais recentes edições das publicações editadas na Universidade – e conteúdos da Rádio da Universidade e da UFRGS TV. Complementam a nova página: um espaço de veiculação de materiais de divulgação científica produzidos pelos alunos da disciplina “Do laboratório para a sociedade: técnicas de divulgação para a sociedade de avanços científicos desenvolvidos na UFRGS”, oferecida a todos os pós-graduandos da Universidade; e a seção “Para acompanhar”, com episódios de podcasts de ciência disponíveis na Plataforma Lúmina.