A edição de janeiro da revista The Lancet traz o artigo “Ciência brasileira sob ataque contínuo”, assinado pelos pesquisadores Bernardo Galvão Castro, Renato Cordeiro e Samuel Goldenberg. Em rápido texto, os cientistas recordam os últimos ataques do governo federal à comunidade científica.

A publicação cita o recente corte de R$ 600 milhões no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o contingenciamento de R$ 2,7 bilhões dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em 2021. Também classifica como “desrespeito” a revogação da Ordem Nacional do Mérito Científico concedida aos cientistas Adele Schwartz Benzaken e Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda.

“As consequências incluem fuga de cérebros, desmoralização e descontentamento entre os pesquisadores brasileiros. Além disso, cientistas correm o risco de sofrer sanções indiretas se suas pesquisas contradizerem as posições sustentadas pelo governo Bolsonaro, como afirmar que a floresta amazônica não está queimando ou que a hidroxicloroquina pode usadas para tratar Covid-19 com segurança e eficácia”, concluem os autores.

 

Leia o artigo completo, em inglês.

 

Bernardo Galvão Castro e os Acadêmicos Samuel Goldenberg e Renato Cordeiro