A Anvisa aprovou recentemente a imunização de crianças entre 5 e 11 anos com a vacina pediátrica da Pfizer. No último dia 15, o Instituto Butantan solicitou também a aprovação do uso da Coronavac em pessoas de 13 a 17 anos. A vacinação de crianças e adolescentes vêm sendo alvo de ataques negacionistas apoiados pelo governo federal, que ainda não adquiriu os imunizantes da Pfizer, e servidores da Anvisa já relataram ameaças e solicitaram, inclusive, proteção policial.

O professor do Instituto de Química da Unicamp e membro titular da ABC, Luiz Carlos Dias, gravou um rápido vídeo defendendo a imunização dessa faixa etária e classificando a decisão do governo de realizar uma audiência pública sobre o tema como “absurda”. O especialista fez um levantamento, utilizando dados públicos, dos números da Covid-19 entre crianças e adolescentes no país.

De acordo com os boletins do Ministério da Saúde, 2.625 pessoas de até 19 anos já morreram no país por Covid-19, número que leva em conta apenas casos confirmados e muito provavelmente está subrepresentado. Além de óbitos, crianças e adolescentes também sofrem com sintomas persistentes e sequelas irreversíveis da infecção. Os efeitos vão desde insônia até síndromes inflamatórias multissistêmicas.

Confira o vídeo completo: