Por solicitação dos representantes dos membros afiliados junto ao Conselho Consultivo da ABC, cujo mandato termina no fim deste ano, a Diretoria da ABC decidiu por bem que os membros afiliados cujos mandatos já terminaram, depois dos cinco anos estabelecidos, serão nomeados alumni da Academia Brasileira de Ciências.

Esta decisão tomou por base o exemplo da Academia Mundial de Ciências, a TWAS, que em 2007 também criou a categoria de membros afiliados. Desde 2014, a TWAS passou a nomear como alumni os seus ex membros afiliados.

Alumni é um termo em latim e significa “ex-alunos”. A palavra costuma ser usada para se referir aos graduados ou bacharéis em determinado curso de ensino superior na universidade. Em latim, alumni é a forma pluralizada de alumnus (“ex-aluno” ou “antigo aluno”). A versão feminina de alumni, no entanto, é alumnae (ex-alunas), e o singular seria alumna (ex-aluna). Mas, atualmente, usa-se o alumni para se referir tanto aos ex-alunos do sexo masculino como do feminino.

Todos os grupos de afiliados de anos anteriores vão constar como alumni no banco de dados e na busca da ABC. A mudança de status será automática ao final do período de afiliação.