É com profundo pesar que a Academia Brasileira de Ciências comunica a morte do Acadêmico Ronald Cintra Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no dia 7/12, terça-feira. O cientista tinha 73 anos e estava em tratamento contra a um câncer agressivo.

Para o presidente da ABC, Luiz Davidovich, “o falecimento de Ronald Shellard representa uma grande perda para a ciência e para os amigos. Aliava à sua liderança científica o prazer pela leitura, a cultura ampla, o humor e a fina ironia sempre presentes, a forte disposição de luta pela ciência brasileira. Amigo de décadas, companheiro querido nessa batalha árdua que temos travado pela ciência e por um futuro sustentável para o país, deixa um vazio impossível de preencher. Meus sentimentos à esposa, aos filhos e netos, tesouros que enriqueciam sua vida.”

Shellard começou sua jornada na física em 1970, na Universidade de São Paulo (USP), onde cursou a graduação. Ainda no Brasil, concluiu o mestrado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT/Unesp, 1973). Entre 1973 e 1974, o Acadêmico aperfeiçoou-se em física e astronomia na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA) e concluiu o doutorado na mesma área (1978) na Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA). Dedicou-se à área de física experimental de altas energias e física das astropartículas.

Além de membro titular da ABC desde 2016, Shellard também era membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Americana de Física (APS, na sigla em inglês), da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês). Era pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

Fez parte da colaboração que operava o Observatório Pierre Auger, da colaboração Cherenkov Telescope Array (CTA) e foi um dos fundadores do Southern Wide Field Gamma-Ray Observatory (SWGO), antreormente denominado Large Array Telescope for Tracking Energetic Sources (LATTES). Deixou muitas contribuições para a física e astronomia.

A ABC lamenta profundamente a perda deste grande cientista e presta suas condolências aos familiares e amigos.