Nesta sexta-feira, 19 de novembro, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) outorga a medalha Tiradentes a presidente da Fiocruz e membro titular da ABC, Nísia Trindade. A medalha é a maior honraria concedida pela Alerj para personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao Rio de Janeiro e ao Brasil.

À frente da Fiocruz desde 2017, Nísia Trindade é a primeira mulher a ocupar o cargo. Liderou a instituição em sua missão de combater crises sanitárias, como o Zika vírus e, mais recentemente, a pandemia de Covid-19. Durante seu mandato, a Fiocruz firmou a parceria com a Universidade de Oxford para a produção da vacina da Astrazeneca no Brasil e também atingiu o objetivo de produção inteiramente nacional do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importante passo para o controle da doença em nosso país.

A honraria é um reconhecimento ao trabalho incansável da Fiocruz nesses quase dois anos de pandemia. A cerimônia de entrega será realizada amanhã, às 10 horas, presencialmente na Alerj.