Adalberto Luis Val

O Vice-Presidente da ABC para a Região Norte Adalberto Luis Val representou a Academia Brasileira de Ciências no congresso “No vortex da mudança: a interconexão entre água, vida e clima” organizado pelo Instituto Nacional de Biologia da Eslovênia.

O evento foi focado nas relações entre recursos hídricos, ecossistemas e mudanças climáticas para o contexto esloveno, mas recebeu o Acadêmico para falar sobre a situação atual da Amazônia, maior bacia hidrográfica e reserva de biodiversidade do planeta.

A apresentação de Adalberto Val enfatizou os estresses que o nosso bioma vem sofrendo, com o aumento dos incêndios florestais e os impactos já sensíveis das mudanças climáticas. Estimativas sugerem que algumas áreas da floresta já deixaram de agir no sequestro de carbono e podem aquecer até 4,5 °C nas próximas décadas

Foram analisadas também as perdas encontradas nas populações de espécies endêmicas, como o peixe tambaqui (Colossoma macropomum). Por fim, Val enfatizou a necessidade de ações que incluam a população local na geração de conhecimento, incentivando a ciência feita na própria Amazônia.