Confira a tradução do artigo publicado em 31 de agosto por quatro pesquisadores brasileiros na revista  Times Higher Education. O texto, que expõe como os preços para se publicar em acesso aberto podem inviabilizar publicações de países emergentes, é assinado pelos membros titulares da ABC Alicia Kowaltowski e Hernan Chaimovich, em conjunto com os professores Ariel Silber e Marcus Oliveira.

“É difícil argumentar contra a noção de que a pesquisa desenvolvida predominantemente com financiamento público deve ser acessível a todos.

Claro, sempre foi possível solicitar uma cópia de um artigo aos autores, mas enquanto isso facilitava o contato entre leitores e autores, era inconveniente. Também não são os preprints substitutos adequado. Sua qualidade é altamente variável e sua quantidade é tal que mesmo um trabalho sólido normalmente atrai a atenção somente depois de ser revisado por pares e publicado em um periódico reconhecido.

Mas a remoção de paywalls tem um custo para cientistas e instituições – e, nos países em desenvolvimento, esse custo ameaça ser proibitivo. À medida que os mandados de acesso aberto proliferam, fica cada vez mais claro que nós, cientistas do mundo em desenvolvimento, provavelmente seremos cada vez mais excluídos da publicação em um grande número de periódicos.

Os custos de processamento de artigos (CPAs) têm subido bem acima da inflação e bem acima dos custos estimados para serviços de acesso aberto – que variam entre US $ 200 (£ 146) e US $ 1.000 por artigo. Existem provedores de acesso aberto que operam nessa faixa de preço, como o SciELO: Scientific Electronic Library Online, biblioteca digital latino-americana com mais de 1.000 periódicos. No entanto, as revistas disciplinares nas quais pretendemos publicar cobram pelo menos US $ 2.500, enquanto CPAs de US $ 4.000 são considerados dentro da faixa normal. A Springer Nature anunciou recentemente que cobrará $ 11.390 por mais de 30 de seus prestigiosos periódicos Nature.

Aqui no Brasil, as bolsas federais de dois anos para pesquisa são limitadas entre US $ 5.640 e US $ 22.560, dependendo da experiência do pesquisador. Até mesmo nossa agência de fomento à pesquisa mais generosa, a Fapesp, do Estado de São Paulo, limita suas bolsas regulares de pesquisa em pouco menos de US $ 30.000 por ano. Esta soma é usada para cobrir todos os equipamentos, insumos e serviços, incluindo CPAs.

Quando mencionamos essas barreiras econômicas para colegas internacionais, muitas vezes ouvimos que a solução é um sistema de isenção para economias em dificuldades. Na verdade, o Plano S, que lidera a pressão pelo acesso aberto, estipula que “o periódico/plataforma deve fornecer isenções de APC para autores de economias de baixa renda e descontos para autores de economias de renda média-baixa”. Mas a maioria dos países latino-americanos com produção científica significativa, como Brasil, Argentina e México, bem como países grandes como China e Federação Russa, são classificados pelo Banco Mundial como economias de renda média-alta. Os cientistas dessas nações devem, portanto, pedir dispensas individuais (com base, como diz o Plano S, em “necessidades demonstráveis”) após a aceitação do manuscrito. Se a dispensa for negada ou o desconto for insuficiente, o único direito do autor é levar o manuscrito para outro lugar, reiniciando o já demorado processo de revisão.

É claro que, quando todas as publicações estiverem em acesso aberto, os investimentos atualmente feitos em assinaturas de periódicos podem ser transferidos para cobrir CPAs. Mas, no Brasil, as assinaturas de periódicos são negociadas pelo consórcio de bibliotecas da Capes Periódicos, que fornece acesso a livros, periódicos e bases de dados científicas para instituições de pesquisa de todo o país. Seu orçamento para 2021 é de cerca de US $ 75 milhões, dos quais cerca de 70% provavelmente serão gastos no acesso a textos completos – ou seja, cerca de US $ 50 milhões. O Brasil publica cerca de 56.000 artigos em periódicos acadêmicos anualmente; portanto, mesmo que todo esse valor fosse destinado a artigos científicos (em detrimento de outros acessos de texto completo que o portal oferece atualmente, como livros), o valor médio disponível por artigo seria menor de $ 1.000.

Para evitar que a publicação se torne economicamente proibitiva, a pressão pelo acesso aberto acima de todas as outras prioridades de publicação deve ser substituída por uma pressão pela verdadeira inclusão. As medidas necessárias incluem, no mínimo, a extensão de isenções totais para países de renda média-baixa e a extensão de descontos automáticos substanciais para países de renda média-alta como o nosso.

A comunidade científica também deve garantir práticas e preços justos na publicação acadêmica. Consórcios de agências nacionais de fomento podem coletar e analisar os orçamentos dos editores, comparando-os com os custos de publicação estimados e decidindo sobre um preço justo máximo que estão dispostos a pagar.

Individualmente, os cientistas devem priorizar periódicos apoiados por sociedades científicas e cientistas ativos em seus campos, garantindo que pelo menos parte dos lucros dos periódicos retorne à comunidade científica. Idealmente, coletivos de pesquisadores deveriam criar seus próprios periódicos não comerciais “diamantes”, que são gratuitos para autores e leitores, como um grupo de pesquisadores em nossa área, a bioenergética, fez recentemente. Mas os pesquisadores precisarão apoiá-los; para esse fim, elogiamos o plano francês de apoiar especificamente os periódicos “diamantes”, em uma tentativa de quebrar o superfaturado glamour das revistas.

Como professores bem estabelecidos na América Latina, somos resilientes e capazes de produzir ciência de qualidade em condições desafiadoras. No entanto, se a tendência atual continuar, seremos limitados em nossas opções de publicação pelo preço que podemos pagar. Tememos, em particular, que este estado de coisas faça com que os resultados de nossos alunos sejam avaliados desfavoravelmente, diminuindo suas chances de obter posições competitivas em todo o mundo, nas quais eles poderiam se destacar.

O impulso para o acesso aberto unicamente, sem uma reforma mais abrangente na publicação acadêmica, tornará a ciência um pouco mais acessível. Mas também será muito menos inclusiva.