É com grande pesar que a Diretoria da ABC comunica a morte do ex-membro afiliado Artur Ziviani devido a complicações de COVID-19. Ele era graduado em engenharia eletrônica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também realizou o mestrado em engenharia elétrica com ênfase em redes de computadores.

Ziviani era pesquisador sênior do Data Extreme Lab (DEXL) do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) localizado em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Desde 2019, era coordenador do Programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Modelagem Computacional do LNCC (mestrado e doutorado). Em 2003, ele recebeu uo título de Ph.D. em Ciência da Computação no laboratório LIP6 da Université Pierre et Marie Curie (Paris 6) – Sorbonne Universités, Paris, França, onde também foi professor durante o ano letivo de 2003-2004. 

O engenheiro foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2013-2017, além de membro da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos (IEEE) e da Association for Computing Machinery (ACM).

Carioca, Ziviani cresceu na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Filho de dois psicólogos, foi criado em um típico cenário de classe média urbana. Embora tenha sido criado por psicólogos e a irmã mais nova tenha seguido os passos dos pais, o cientista não se sentiu desamparado ao seguir na carreira da computação. Sobrinho do membro titular da ABC Nivio Ziviani, reconhecido pesquisador na área de ciência da computação, no ambiente em que foi criado estudo e cultura eram constantemente valorizados e a escolha pela carreira acadêmica foi natural.

Sua dedicação à ciência foi reconhecida através de prêmios e titulações, incluindo o título Jovem Cientista do Nosso Estado, distinção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), tendo sido escolhido entre 120 candidatos nos anos de 2008 e 2011. 
 
A ABC lamenta a perda deste grande cientista e presta condolências aos familiares.