Celebrando o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoveu, em 11 de fevereiro, a cerimônia virtual de entrega do 2º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Esta edição contemplou a categoria Meninas na Ciência.

Dentre as 286 candidatas, sendo 90 do ensino médio e 195 de graduação, a Comissão Julgadora selecionou 16 finalistas e, destas, duas vencedoras e quatro menções honrosas.

A Comissão Julgadora foi composta pela vice-presidente da SBPC, Fernanda Sobral; a vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Helena B. Nader, premiada na Categoria “Mulheres Cientistas” em 2020; a Acadêmica Vanderlan da Silva Bolzani, professora titular do IQAr-Unesp e presidente da Academia de Ciências do Estado de SP; a diretora da SBPC Roseli de Deus Lopes, professora do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da EP-USP; a vice-presidente Regional da ABC para o RJ, Lucia Mendonça Previato, professora titular da UFRJ; Rochele Loguercio, presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec); e Cristina Garcia, diretora científica da L’Oréal Brasil, entidade apoiadora da premiação.

AS CAMPEÃS

Ensino Médio: Juliana Davoglio Estradioto
(Curso técnico em Administração do Instituto Federal do Rio Grande – IFRS)

Graduação: Raquel Soares Bandeira
(Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG)

AS MENÇÕES HONROSAS

Ensino Médio

Ana Carolina Botelho Lucena
(Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Pará – UFPA)

Nallanda Victoria dos Santos Martins
(Colégio Estadual Doutor Antonio Garcia Filho, Umbaúba – SE),

Graduação

Julia Bondar
(Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

Nayara Stefanie Mandarino Silva
(Letras/ Português-Inglês, Universidade Federal de Sergipe – UFS)

Assista o vídeo com depoimentos das premiadas e a cerimônia virtual


SOBRE O PRÊMIO

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina – criou esta premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. Esta segunda edição premia a categoria das jovens cientistas do Ensino Médio e Graduação, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro.