Acadêmico Virgilio Almeida

O Acadêmico e diretor da ABC Virgilio Almeida (UFMG) e a diretora científica do Instituto Serrapilheira, Cristina Caldas, participaram, no dia 9/12, da 10ª edição do Colóquio da IBM Research Brasil 2020. O tema “Ciência e Sociedade em Transformação” levou os dois participantes a compartilharem suas experiências em relação às transformações digitais e ao financiamento e divulgação da ciência brasileira.

Bruno Flach, diretor da IBM Research Brasil

Bruno Flach, diretor do IBM Research Brasil, abriu o evento e destacou a importância de debater sobre a ciência e seu papel na sociedade diante das consequências geradas pela pandemia. “Temos que refletir sobre os desafios que nossa sociedade enfrenta e como todos podemos buscar soluções por meio da ciência”, disse ele. A cada edição dos colóquios promovidos pela instituição são convidados acadêmicos e pessoas que participam da indústria para pensarem em novas soluções e caminhos para as demandas da sociedade.

O Acadêmico Virgilio Almeida, professor tituar do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde pesquisa algoritmos sociais e internet, destacou o importante papel da computação e da ciência neste momento de transformações. Com o uso massivo de algoritmos em aplicativos de celular até em sistemas que podem fornecer serviços públicos, novas soluções precisam ser pensadas para evitar erros que afetem a vida das pessoas. “Algoritmos já desafiam o entendimento humano e precisam ser tratados com transparência. Em decisões críticas, como a concessão de um benefício social, eles não podem reproduzir discriminações”.

Cristina Caldas, diretora de ciência do Instituto Serrapilheira.

Para além de produzir soluções, como o uso da inteligência artificial, é necessário que o conhecimento científico chegue aos tomadores de decisão em diferentes níveis de poder. Em um momento de transformações, o Instituto Serrapilheira trabalha em frentes de divulgação e comunicação científica, uma organização necessária diante do desconhecimento de muitas pessoas sobre a ciência e seus métodos. “Estimulamos cientistas e uma comunicação com a população para que o conhecimento científico possa ser melhor usufruído em decisões que impactem na vida das pessoas”, disse.

Para ter acesso ao conteúdo do evento na íntegra, inscreva-se aqui.