A Academia Brasileira de Ciências (ABC) firmou um acordo com a Organização para Mulheres na Ciência para o Mundo em Desenvolvimento (OWSD, na sigla em inglês), associada à Unesco, para hospedar o Capítulo brasileiro daquela organização.

A OWSD tem Capítulos Nacionais em 35 países. Seu objetivo é estimular e apoiar a participação feminina na ciência, tecnologia e inovação.

A presidente da OWSD no Brasil, Danila Carrijo da Silva Dias (CNEN), e a vice-presidente Eliane Volchan (UFRJ), que é membro associado da ABC, promoveram as negociações com as Acadêmicas Lucia Previato, vice-presidente Regional da ABC para o RJ, e a diretora Marcia Barbosa, observando a necessidade da OWSD e o interesse da ABC.

Lucia Previato, Marcia Barbosa, Danila Dias e Eliane Volchan

O acordo prevê a estruturação no Brasil de uma rede de mulheres cientistas que se torne palco de interação, troca de experiências e colaboração internacional, assim como a criação de canais de comunicação com o público a fim de disseminar conhecimento e promover a conscientização acerca dos benefícios da ciência e importância de seu constante avanço. Outro objetivo é a promoção de iniciativas e projetos que estimulem o interesse de jovens, em especial meninas, pelas diversas carreiras científicas e tecnológicas.

O período do acordo é de 24 meses, podendo ser prorrogado, caso haja interesse de ambas as partes. Vida longa à tão boa iniciativa!