A American Chemical Society (ACS) e a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) têm o prazer de anunciar pelo terceiro ano consecutivo o prêmio Women in Chemistry and Related Sciences, patrocinado pelo CAS, uma divisão da ACS, e pela Chemical & Engineering News (C&EN).

Com a terceira versão desse prêmio, a ACS e a SBQ pretendem promover a igualdade entre gêneros na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) no Brasil, e também desenvolver esforços para uma perspectiva mais avançada na compreensão do impacto da diversidade em investigação científica e na área da química, em geral.

Como tal, o prêmio visa reconhecer as mulheres cientistas que tenham alcançado feitos e contribuições para a química e ciências relacionadas. Usamos uma definição inclusiva de ‘mulher’ e ‘feminilidade’, e damos as boas vindas a mulheres transexuais ou a pessoas não binárias que estejam significativamente identificadas com a feminilidade para que possam concorrer a este prêmio.

CATEGORIAS

Líder emergente na química e ciências relacionadas – Este prêmio reconhece os feitos de uma notável jovem cientista na química e ciências relacionadas ou empreendedora. Esta excepcional cientista terá até 40 anos de idade, e não terá concluído o seu doutoramento há mais de 10 anos.

Liderança na indústria – Este prêmio reconhece um indivíduo que trabalhe nas indústrias química, farmacêutica ou biotecnologia cuja investigação e inovações criativas tenham levado a descobertas que tenham contribuído para o sucesso comercial, e consequentemente, para o benefício da comunidade e sociedade.

Liderança na academia – Este prêmio reconhece uma pessoa com um percurso consolidado no meio acadêmico que tenha alcançado uma contribuição importante, com um impacto global e social, para a investigação científica em química ou outra ciência relacionada.

O prêmio será patrocinado pela C&EN e CAS, sendo que cada uma das três vencedoras irá receber:

  • Um prêmio monetário no valor de $2,000 USD
  • Um ID de SciFinder válido por 3 anos
  • Adesão à ACS por um período de 3 anos
  • Certificado de prêmio
  • Cobertura na C&EN

As indicações para o prêmio de 2020 estarão abertas até o dia 31 de julho.

Um painel de juízes analisará todas as indicações recebidas. O painel inclui: Professor Dr. Norberto Peporine Lopes (FCFRP -USP); Professor Dr. Igor Dias Jurberg, presidente do capítulo internacional da ACS no Brasil (Unicamp); Mary Kirchhoff, vice-presidente executiva de avanços científicos da ACS; Professora Dra. Vanderlan Bolzani (IQ-Unesp) e Professora Dra. Suzana Inés Córdoba de Toressi (IQ-USP).

SAIBA MAIS E INSCREVA-SE NO SITE DA C&EN