Diretores das Unidades de Pesquisas do MCTIC encaminharam carta ao ministro Marcos Pontes, em 10/6, a respeito da insegurança e preocupação gerada pela potencial diminuição dos orçamentos propostos para as unidades para o próximo ano. Os cortes ameaçam a manutenção e a própria existência de alguns dos institutos.

A persistir os cortes propostos para a PLOA 2021 nos institutos do MCTIC, o país não fará nenhuma economia significativa, mas colocará em maior nível de risco uma componente importante para melhorias no resultado econômico do país a curto e médio prazos.

Os diretores alertam o ministério que o fortalecimento da infraestrutura e operacionalidade dos institutos de pesquisas é um desafio importante e permanente para qualquer governo interessado em promover novos níveis de economia e bem-estar da nação brasileira.

Ao final, manifestam a expectatva de que os argumentos apresentados possam contribuir para convencer a Presidência da República e o Congresso Nacional sobre a urgência em rever os orçamentos previstos para 2021.

Leia a carta na íntegra aqui.