Os presidentes da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Luiz Davidovich e Ildeu Moreira, enviaram carta ao ministro Marcos Pontes (MCTIC) sobre modificações na Portaria 1122/2020.

Eles agradeceram a intervenção de Pontes para que algumas das solicitações de mudança feitas anteriormente fossem incorporadas. Porém, apontaram um aspecto fundamental que não foi contemplados na Portaria 1329, de 27 de março de 2020, que alterou a anterior: a definição de programas prioritários para apoio à pesquisa básica.

“Uma questão central emerge: se não há a possibilidade de uma formação de pesquisadores em todas áreas e temas, o que será do futuro da ciência brasileira? Como seremos capazes de responder a problemas e desafios futuros da ciência, da tecnologia e da inovação, muitos deles imprevisíveis?”, diz um trecho da carta.

As entidades propõem a criação de um grupo de trabalho com alguns membros do MCTIC e representantes da comunidade científica para discutir estratégias e prioridades referentes à pesquisa básica.

Leia na íntegra: Carta conjunta ABC-SBPC ao Ministro Marcos Pontes – ref. Portarias nº 1122 e 1329 – MCTIC