A revista Nature publicou ontem (03/02/2020) um artigo co-assinado por 1.230 pesquisadores, profissionais e ativistas sociais que pedem um esforço global para garantir a restauração da governança ambiental no Brasil, ameaçada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

Intitulado Help restore Brazil’s governance of globally important ecosystem services, o artigo é assinado por Carolina Levis , Bernardo M. Flores , Guilherme G. Mazzochini, Adriana P. Manhães , João Vitor Campos-Silva, Pablo Borges de Amorim , Nivaldo Peroni , Marina Hirota  e Charles R. Clement . Vários membros da Academia Brasileira de Ciências subscrevem o artigo.

O texto afirma que a governança ambiental brasileira tem sido enfraquecida, colocando o futuro em risco, já que os ecossistemas do Brasil são fundamentais para toda a humanidade. A comunidade científica e membros de povos indígenas e tradicionais do Brasil propõem três eixos de ações para restaurar a governança brasileira: desenvolver agroindústria sustentável; proteger e restaurar ecossistemas; fortalecer os direitos dos povos indígenas e tradicionais.

O texto destaca ainda a importância do apoio a empresas comprometidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de incentivos estratégicos, enquanto os governos estaduais e municipais no Brasil podem estimular a produção da agricultura sustentável e baseada na biodiversidade, atraindo investimentos externos.